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PRODUTOS DO XINGU GANHAM “SELO”
Publicado emLançada pela LDC, a identidade visual da plataforma digital Origens Brasil é um sistema de rastreamento de produtos originários do Xingu, mediante informações fornecidas pelos próprios produtores do território. Liderado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e o Instituto Socioambiental (ISA), a iniciativa fornece á sociedade, informações com total transparência das práticas comerciais adotadas pelos indígenas. Entre os dados disponíveis para o consumidor estão a história, localidade, nome, idade e etnia do indivíduo que extraiu os produtos e as características do território onde foi produzido, entre outras. “Cada produto tem uma origem, uma história diferente dentro do território, e a gente quer contar para o consumidor essas histórias”, explica Patrícia Cota Gomes, coordenadora do Imaflora. “A LDC criou um sistema de identidade associado à tecnologia de rastreamento do projeto. Para cada produto um logo diferente, para cada logo uma história diferente. Uma marca escaneável, carregada de informações e que muda de acordo com a origem do produto”, diz Eduardo Tallia, head de design da agência. A LDC também criou o nome, a estratégia de comunicação e a promoção da iniciativa. “O desafio era engajar o consumidor no projeto. Aliamos tecnologia e design para criar uma conexão entre os consumidores dos grandes centros urbanos com as comunidades extrativistas do Xingu, que levarão à valorização desses povos e, consequentemente, desse território”, afirma Guga Ketzer, presidente da LDC. “Origens Brasil” já conta com o envolvimento de diversas empresas parceiras ligadas ao tema socioambiental e de responsabilidade social coorporativa, como Wickbold, Grupo Pão de Açúcar, Firmenich e Mercur.