Entrevista
UMA BATUCADA PARA CADA CLIENTE
Publicado emDois anos depois de chegar a São Paulo para assumir o núcleo de marketing promocional do grupo Nove, de Recife, Pernambuco, Chris Bradley abriu a sua Batuque Promo em 2008, escorada num grande cliente, o Itaú Unibanco. Desde então, ela colecionou uma série de prêmios do setor, inclusive de Empresária de Marketing Promocional do Ano, em 2010. Hoje, a empresa de Live Marketing atua com 60 profissionais das áreas de criação, planejamento, produção de eventos, operações promocionais e atendimento. Entre seus clientes, além do Itaú, marcas como Rede, Honda, Pepsico, Disney, Dermacyd, Gomes da Costa e Wickbold. Nesta entrevista ao Blog, Chris conta como a sua Batuque atua no mercado promocional, diante das inovações tecnológicas.
Como a atividade promocional se diferencia atualmente na comunicação de marketing diante da integração de modalidades oferecidas por algumas empresas do mercado?
Para se diferenciar em qualquer ação, promocional ou não, é importante criar uma estratégia que tenha algo de novo, pensar fora da caixa. Mais do mesmo acaba passando despercebido, não aparecendo. A Batuque vem se destacando nas concorrências que participa porque estamos sempre antenados em trazer inovações para nossos clientes. Nossa área de planejamento está todo o tempo ligada nas novas tendências do mercado mundial.
O Marketing Promocional puro enfrenta concorrência acirrada das agências de evento, cada vez mais detalhistas, ou essa área ainda é muito importante nas empresas de Promoção?
A área de eventos também é uma ferramenta do Live Marketing. Promoção e eventos tem papéis importantes e diferentes, não concorrem entre si, se complementam. As marcas podem usar as duas ferramentas dependendo da estratégia de cada produto. Neste ano de crise, os eventos sofreram uma forte redução de verba, já as promoções, de uma forma geral, se mantiveram. A Batuque, por exemplo, teve um acréscimo de 10% na quantidade de promoções em relação a 2015.
Em razão do avanço da tecnologia qual o peso hoje das ações tradicionais, tipo raspe-ganhe, preencha cupom, etc, em relação à promoção digital que cresce vertiginosamente no mercado?
Hoje em dia tudo é mais rápido e simples. A tecnologia trouxe o avanço no formato de participação das promoções. Com isso, os formatos tradicionais estão deixando de existir. Por exemplo, não se usa mais raspadinhas físicas nos pontos de vendas e, sim, raspadinhas digitais. A tecnologia veio para facilitar a vida das agências e dos consumidores. Esse avanço agiliza a participação nas promoções deixando, o projeto mais atrativo e dinâmico.
Como você situa atualmente a Batuque no ranking de empresas de promoção do país?
Hoje a Batuque está entre as 10 maiores e melhores agências de país.
Algumas agências da sua área acabaram se associando a grupos multinacionais. Esse tipo de parceria faz parte dos planos da Batuque?
Nosso plano é crescer de forma segura e sustentável. Ter um grupo grande por trás pode ajudar a alavancar o negócio. Estamos abertos.