Empresas
ESTRATÉGIA GLOBAL CHEGA AO BRASIL
Publicado emPaís já tem novas embalagens e conceito One Brand Strategy da Coca-Cola
Lançada no início do ano passado, a estratégia global de marca única da Coca-Cola chega ao Brasil após estrear no México em maio de 2016 com a versão nacional “Mágico” do comercial internacional “Magician”, criados pela David.
Mundialmente, a companhia também lança campanha de 2017 com os comercias “Pool Boy” e “Elevator”, para mostrar que a bebida é única, apesar de suas versões com açúcar reduzido.
O espanhol Marcos de Quinto, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Company, apresentou a novidade ao lado do presidente da empresa no Brasil, Henrique Braun.
Conforme ele explicou, a ideia é eliminar o conceito de submarcas e reforçar a marca original com suas versões. Para isso, o novo layout das embalagens priorizam o red disc vermelho e acrescentam as cores das versões Light, Zero e Life (no país Stevia).
Quinto defendeu a marca Coca-Cola, apesar de sua queda no ranking Interbrands do primeiro para o terceiro lugar. “Nossa marca não caiu. As outras é que cresceram rapidamente por atuarem no moderno segmento da tecnologia digital
Segundo o estudo, Apple e Google assumiram a ponta do ranking, enquanto IBM, Microsoft e G&E seguem abaixo da bebida.
“Por outro lado, somos a única marca identificada com o produto. A associação de imagem é automática com nossas garrafas de design exclusivo”, disse.
O VP de Marketing global explicou que houve uma correção de estratégia, já que é preciso priorizar o atendimento ao desejo do consumidor de consumir menos açúcar, mas sem perder a personalidade do produto.
Criada há 140 anos em uma farmácia de Atlanta, nos Estados Unidos, Coca-Cola nunca foi patenteada justamente para não ser obrigada a divulgar sua fórmula, guardada na sede da companhia.
A nova estratégia única de marca continua sob o conceito global “Taste the feeling”, traduzido no Brasil como “Sinta o Sabor”.
Neste 2017 a companhia completa 75 anos de Brasil, com 9 fabricantes, 45 unidades industriais e 69 mil empregados diretos, informou o presidente no país, Henrique Braun, há 20 anos na empresa onde começou como estagiário em Atlanta.