Cannes 2017
CRIATIVIDADE COM EFETIVIDADE
Publicado emCannes Lions registra significativo aumento nas inscrições de cases com resultado
A queda no número total de peças concorrentes não chega a ser uma grande preocupação para a organização do Cannes Lions. As 24 categorias que compõem o evento registram este ano 41.170 inscrições contra 43.101 no ano passado, quando foi alcançado o recorde histórico do festival.
As mudanças nos formatos da comunicação mundial também indicam a troca de preferência de categorias. As tradicionais áreas de Print e Outdoor foram as que mais diminuíram, ao contrário de Creative Effectiveness.
A área de eficácia criativa, diretamente ligada ao resultado obtido por boas idéias, cresceu 59%. “O interesse em torno dessa área é emocionante. Comprova a importância da criatividade para o sucesso dos negócios”, comemora o brasileiro José Papa, diretor executivo do Cannes Lions.
Aliás, além de ganhar a presidência do festival, o Brasil ainda retomou posição entre os países que mais inscrevem peças na competição, após vários anos de participações mais tímidas. No caminho inverso, Inglaterra e outros países da Europa Ocidental diminuíram sua presença este ano.
Para Simon Cook, diretor do evento, já no ano passado a tendência de mistura entre novas formas de comunicação e criatividade se fez presente no Palais Des Fetivals.
FILMES FAVORITOS
Origem do Cannes Lions, o então Festival Mundial do Filme Publicitário, criado em 1953 pela Screen Advertising World Association, tinha como objetivo exclusivo premiar os melhores comerciais, como uma extensão do evento que celebra o cinema mundial, realizado tradicionalmente no mês de maio, na Riviera francesa, desde 1946.
O formato durou até 1991. Um ano depois o festival da propaganda incluiu a avaliação de anúncios impressos e não parou mais. Hoje, destaca os trabalhos da propaganda em todas as suas áreas de atuação, nas várias mídias e plataformas.
O fascínio pelo filme publicitário, porém, permanece e há 30 anos ganhou inclusive um evento lançado pela Leo Burnett Worldwide com as campanhas e comerciais favoritos aos Leões.
Neste 2017, a lista do Cannes Predictions elaborada por Mark Tutssel, CCO global da agência, inclui 25 trabalhos, nenhum brasileiro. O executivo afirmou que espera ver celebradas as idéias que misturem criatividade, inteligência e tecnologia em favor das marcas. Entre eles, filmes já premiados este ano nas edições do D&AD e One Show, como “We’re The Superhumans”, “Fearless Girl” e “Meet Graham”. A lista a seguir:
- Channel 4 Paralympics “We’re The Superhumans” – 4Creative (London, UK)
- Donate Life “The World’s Biggest Asshole” – The Martin Agency (Richmond, USA)
- IKEA “Cook This Page: The IKEA Parchment Recipe” – Leo Burnett Toronto (Toronto, Canada)
- State Street Global Advisors “Fearless Girl” – McCann New York (New York, USA)
- H&M “Come Together” – adam&eveDDB (London, UK)
- Transport Accident Commission (Victoria) “Meet Graham” – Clemenger BBDO (Melbourne, Australia)
- Samsung “The Ostrich” – Leo Burnett Chicago (Chicago, USA)
- Nike “Nike Unlimited Stadium” – BBH Singapore (Singapore, Singapore)
- Sandy Hook Promise “Evan” – BBDO (New York, USA)
- Nike “Time is Precious” – Wieden + Kennedy (Portland, USA)
- Gatorade “Serena Williams’ Match Point” – TBWA\Chiat Day (Los Angeles, USA)
- Old Spice “Smell ‘Em Who’s Boss” – Wieden + Kennedy (Portland, USA)
- Geico “Condensed Ads” – The Martin Agency (Richmond, USA)
- Mexico Tourism “Tequila Cloud” – Lapiz (Chicago, USA)
- Spanish Lottery “December 21st” – Leo Burnett (Madrid, Spain)
- Coca-Cola “The Line-up Song” – FP7 (Cairo, Egypt)
- Apple “Stroll” – TBWA/Media Arts Lab (Los Angeles, USA)
- John Lewis “Buster the Boxer” – adam&eveDDB (London, UK)
- Tourism Ireland “Doors of Thrones” – Publicis Worldwide (London, UK)
- Sony Interactive Entertainment “Gravity Cat” – Hakuhodo Inc. (Tokyo, Japan)
- Amnesty International “The Refugee Nation” – Ogilvy & Mather (New York, USA)
- Kenzo “My Mutant Brain” – Framework (London, UK)
- Addict Aide “Like My Addiction” – BETC (Paris, France)
- Samsung “Pocket Patrol” – Leo Burnett (Sydney, Australia)
- Burger King “Burning Stores” – David (Miami, USA)