Inovação
CASE PREMIADO É DE NOVA ÁREA DA OGILVY
Publicado emUtilizando a plataforma IBM Watson de computação cognitiva na nuvem, a Ogilvy Brasil apresenta oficialmente ao mercado sua nova área Cognitive Studio.
O Watson é usado no mundo em diversos setores, como saúde, educação, finanças, varejo, e pode reconhecer a fala da linguagem natural quase tão bem quanto os seres humanos, interpretando inclusive o tom, personalidade e estado emocional das pessoas.
A plataforma chega a ler 800 milhões de palavras por segundo e entender contexto, sintaxe e o vocabulário de diversas áreas.
O cognitive Studio da Ogilvy é responsável pelo projeto “A Voz da Arte”, realizado em parceria com a IBM na Pinacoteca de São Paulo, “A Voz da Arte” com a inteligência artificial que tornou o passeio ao museu ainda mais interativo e personalizado.
No projeto, a IBM criou um assistente cognitivo que responde perguntas dos visitantes sobre sete obras de arte do acervo da Pina. A visita guiada com a tecnologia IBM Watson é uma iniciativa sem igual no mundo e foi inclusive premiada no Festival de Cannes 2017 com três Leões.
Quatro profissionais da Ogilvy estão à frente do projeto: Daniel Martins (diretor de operações); Toni Ferreira (diretor-geral de estratégia digital); Guiga Giácomo (diretor de criação) e Bruno Perez (diretor de atendimento).
“A ideia do Cognitive Studio é explorar no dia a dia, em cada briefing, o que a inteligência artificial/cognitiva pode agregar à nossa indústria na entrega do produto criativo. Só tem um jeito de aprender, que é fazendo”, afirma Fernando Musa, presidente do Grupo Ogilvy Brasil.