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GP FOCA NA DIVERSIDADE

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O time da Inclusão do Grupo de Planejamento

Com o objetivo de mobilizar as agências de publicidade para acelerar e estimular uma maior representatividade de comunidades minorizadas do setor, o Grupo de Planejamento de São Paulo foca sua atuação até 2020 na diversidade, representatividade e capacitação, através do programa “Melhor no Plural”.

A nova gestão da entidade, que assumiu no último mês de abril sob o comando de Rodrigo Maroni, VP da Africa, inicia o segundo semestre colocando em prática projetos estruturados em torno de dois eixos centrais: ações de inclusão e capacitação de profissionais atuantes na disciplina.

Como reflexo dessa orientação, a entidade criou um grupo de inclusão, encabeçado por Flávia Spinelli, vice-presidente do GP e Global Client Partner do Facebook, e formado outros profissionais de Planejamento como, Gisele Bambace, da J.Walter Thompson, Verônica Dudiman, da Mutato, Tiago Tuiuiú e Rafael Camilo, ambos da Africa, Diego de Oliveira, estrategista criativo e Gustavo Borrmann, creative agency partner, ambos do Facebook. 

“Era inevitável estabelecer como principal plataforma da nova gestão a promoção da inclusão e diversidade no mercado, uma vez que o GP deve ir além da discussão, tornando-se um veículo gerador de mudanças concretas. E a mudança começa na sua capacidade em alcançar uma base maior de profissionais da disciplina. A ampliação da oferta de bolsas, por exemplo, é uma das iniciativas já colocadas em prática”, explica Maroni.

O grupo já realizou uma reunião inicial de validação de sua proposta de atuação com mais de 20 especialistas e formadores de opinião, entre eles a consultoria 65/10, os coletivos Mooc, Gleba do Pêssego, Pujança e Publicitários Negros, além de profissionais aliados à causa da diversidade, como Ian Black, Angel Pinheiro, Jefferson Delgado, Samuel da Paz e Vitor Abbud.

Agora, como segundo passo, a equipe promoverá um mapeamento da atual composição sociodemográfica das equipes de planejamento das agências de publicidade do mercado paulista, bem como as iniciativas de cada uma delas voltadas à diversidade e inclusão.

O projeto é identificado pela tagline “Melhor no Plural” (#melhornoplural), enfatizando não apenas a dinâmica de co-criação da maratona de aceleração, como seu fim, que é o de incentivar as agências a fomentar a pluralidade em suas estruturas internas.

“Nosso trabalho é criar coletivamente meios que aprimorem a inclusão na área de planejamento. Sabemos que é um trabalho contínuo, que há muitas frentes a cobrir, e que este é o início de um longo processo. Para isso, contamos com o amparo de diferentes grupos de representatividade e atuação direta de agências de publicidade em diferentes estágios de maturidade no assunto”, explica Flávia Spinelli.