Design

CAFÉ SOLÚVEL GANHA NOVA MARCA

Publicado em
Renato Figueiredo, do gad, apresenta marca

Com o conceito “Explore & Enjoy” (“Crie &Curta” em português), criado pelo gad, consultoria de marcas, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel-ABICS, visa reforçar o potencial de qualidade, variedade e tecnologia do produto brasileiro. Objetivo é utilizar essa marca setorial no mercado interno e principalmente no exterior.

A ideia do novo conceito é promover a experiência de consumo do produto, mostrando a variedade de processos produtivos e de tipos de grãos de café presentes unicamente no Brasil, assim como a riqueza de possibilidades no uso em receitas. Um selo vai estampar as embalagens do produto exportados, assegurando a origem e qualidade.

O café é uma das bebidas mais consumidas do planeta. Enquanto no Brasil o hábito é preparar a infusão com grãos moídos, em muitos países o consumo é baseado, predominantemente, no café solúvel, que pode ser diluído, diretamente, em água ou leite. São mais de 100 os países de destino das exportações do produto.

O projeto do gad foi desenvolvido em quatro meses, incluindo o Diagnóstico, Estratégia e Identidade da Marca.

“A força da estratégia está em demonstrar a variedade de processos, grãos e possibilidades de receitas, destacando a criatividade que permite explorar diversos usos, de sobremesas a drinques. Ressaltamos também os atributos de versatilidade, força e presença do sabor”, explica Luciano Deos, presidente do gad’.

O principal enfoque de divulgação é internacional, em eventos, degustações em embaixadas brasileiras e apresentações do produto em feiras de bebidas e café. O projeto é patrocinado pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.  

O café solúvel é o 12º produto do agronegócio mais exportado pelo país. A produção está concentrada em seis grandes players do setor (Nestlé, Café Iguaçu, Cacique, Campinho, Real Café e Cocam).

Além da variedade, o Brasil tem todos os tipos de grãos e tecnologias de produção do solúvel. Os maiores mercados do mundo no consumo do produto são Rússia, Estados Unidos, União Europeia, Japão e Coreia. 

A nova marca foi apresentada por Renato Figueiredo, Head de Estratégia do GAD, em evento na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com a presença do presidente da entidade, Paulo Skaf, do presidente da Abics Pedro Guimarães, e Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da ABICS.