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NOTICIÁRIOS IMPULSIONAM TV PAGA

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Levantamento da Kantar Ibope Media revela que na crise do coronavírus as TVs por assinatura apresentam significativo aumento de audiência. Destaque maior para os canais de notícias, que em média dobraram o número de telespectadores.

Além disso, no período vespertino chegam a triplicar sua audiência, atraindo novos públicos e ampliando o tempo de engajamento.

A pesquisa foi realizada entre 24 de março e 5 de abril, quando todas as capitais brasileiras já estavam adotando as medidas preventivas de isolamento social.

Os canais pagos, em geral, registraram cerca de 20% de aumento de audiência, tanto em relação ao mesmo período do ano passado quanto em comparação com a média de 2020.

O crescimento de audiência da TV por assinatura durante o isolamento social tem sido maior entre mulheres, de 35 a 49 anos, das classes AB e adolescentes.

A audiência da TV paga cresceu em todos os horários durante a quarentena. Na faixa vespertina (12h às 18h), o aumento foi de 35% em relação ao mesmo período de 2019. São cerca de 14 milhões de pessoas ligadas em canais pagos durante a tarde, 700 mil a mais do que em 2019.

Os jovens adultos (25 a 34 anos), adultos (35 a 49) e os maduros (50+) são os que mais se mobilizam nesse horário, principalmente para assistir aos canais de notícias que transmitem, ao vivo, quase diariamente, pronunciamentos e entrevistas coletivas de autoridades de saúde.

Exceto os canais esportivos, sem conteúdo ao vivo, já que todos os eventos foram cancelados, todos os outros gêneros de canais ganharam audiência em pelo menos uma faixa diária.

Os canais de filmes apresentam o segundo maior crescimento (cerca de 60%), principalmente como reflexo das aberturas de sinal de alguns canais premium. O crescimento do consumo de canais infantis no horário vespertino, não só entre crianças, mas principalmente entre adultos de 25 a 49 anos, também mostra como a TV está ajudando no entretenimento em família durante o isolamento social.

“A TV por assinatura está sendo fundamental para manter os brasileiros bem informados sobre a pandemia, em tempo real e integral, além de se confirmar como um importante meio de entretenimento para toda a família neste momento de isolamento social”, explica Oscar Simões, presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura-ABTA.