Televisão
FUTEBOL NO SBT 17 ANOS DEPOIS
Publicado emO campeonato paulista de 2003 marcou a despedida do SBT das transmissões esportivas da elite do futebol brasileiro. Naquele ano, a emissora de Silvio Santos perdeu a guerra financeira e a Globo passou a deter todos os direitos, mudando o horário das partidas do meio de semana.
Nesta quarta-feira (15), porém, o futebol volta para o horário nobre das 21 horas e em outra tela. O SBT vai transmitir a decisão do campeonato carioca de 2020, entre Flamengo e Fluminense, direto do Maracanã.
O retorno foi possível graças à decisão da TV Globo de romper o contrato com o torneio, após uma medida provisória do governo federal que definiu o mandante de cada partida como dono dos direitos de transmissão.
Em nota oficial, o SBT informou que assinou contrato com o Clube de Regatas do Flamengo para adquirir, com exclusividade em televisão aberta e para todo território nacional, os direitos de transmissão do segundo jogo da final do Campeonato Carioca de 2020.
“Esperamos poder realizar um grande evento, com muita qualidade e com a descontração característica do SBT para levar esse grande espetáculo aos torcedores, fãs do futebol e espectadores, especialmente neste momento tão delicado em que vive o mundo e o país”, finaliza o comunicado.
O SBT tornou a Copa do Brasil um torneio atrativo e rentável em 1995, quando adquiriu os direitos de transmissão e alcançou sua marca histórica de audiência com 52 pontos mostrando a conquista do Corinthians contra o Grêmio, direto de Porto Alegre para todo o Brasil.
Em agosto de 2011, durante evento de comemoração de 30 anos do SBT, no Sofitel Jequitimar Hotel, do Guarujá, este Blog perguntou a Silvio Santos a razão de a emissora não retomar as transmissões de futebol (Assista Abaixo).
O empresário, na ocasião, afirmou que não era possível concorrer com o poder financeiro da TV Globo, e que deixava para ela o futebol. A história mudou, a nova MP anulou o poder das federações, o Flamengo desistiu de transmitir o jogo apenas por seu canal no YouTube e o SBT voltou. Com o alcance de sua imagem aberta e o argumento infalível de poder agregar patrocinadores ao evento.
Até quarta-feira, o SBT deve fechar as cinco cotas de R$7,9 milhões cada colocadas à venda no mercado. O sistema de pagamento PicPay já garantiu a presença de sua marca na transmissão.