Mercado
BRASIL ENTRA NO CÍRCULO DE CRIATIVAS
Publicado emSob o comando de Adriana Cury, atual VP de Criação da agência nova S/B, chega ao Brasil o Círculo de Criativas, grupo que já atua em 15 países da América Latina.
Objetivo é valorizar o talento feminino na criatividade publicitária e de conteúdo, a fim de que o mercado da comunicação seja mais justo em oportunidades e equidade salarial de gênero.
O Círculo de Criativas Latam atua na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.
Sem taxa de adesão, o grupo foi idealizado para transformar a mentalidade do mercado, fazendo com que empresas, headhunters, clientes e formadores de opinião entendam que mulheres e homens precisam se igualar em salários, oportunidades de emprego, postos de liderança e em número de integrantes em júris nacionais e internacionais de festivais relacionados às atividades da comunicação.
“Somos uma teia de relacionamentos para promover diálogo, networking, informação, educação e troca de experiências, trazendo mais visibilidade para o talento feminino”, afirma Adriana, que em sua trajetória atuou na MPM, Colucci, foi VP da Ogilvy e presidente da McCann Brasil. Já representou o país em júris de festivais internacionais como Cannes Lions e FIAP.
“Estamos empenhadas em ganhar cada vez mais força internacionalmente, seja em termos de oportunidades de emprego para as profissionais que já estão no mercado ou para a capacitação de estudantes e novas criativas, inclusive oferecendo mentoring”, diz.
Segundo Adriana, estão previstas trocas de informações relevantes, com ações envolvendo experientes e renomadas convidadas que abordem os diversos aspectos relacionados à carreira em todos os países onde o círculo de criativas está presente.
“São coisas que abrangem desde a preparação do portfólio, como se comportar em uma entrevista, como avaliar uma proposta e como construir um plano de carreira, entre outros tópicos”, explica.
O Círculo se propõe ainda a trabalhar para que as criativas maduras, que hoje possam estar marginalizadas pelo preconceito de idade, se reintegrem ao mercado e sejam valorizadas da mesma forma que as jovens.
Entre os tópicos que estão no centro das atenções do Círculo de Criativas Brasil estão o reconhecimento das seniores creatives, a valorização das young creatives a troca de experiências por meio de chats, live streamings, webnars, workshops, palestras etc, sempre com convidadas criativas do Brasil e do exterior.
Também faz parte do projeto criar um festival e um anuário de criativas mulheres; fomentar grupos de discussão sobre como transformar o mindset “men-oriented” do mercado, criação de campanhas de valorização do talento feminino, além de promover o relacionamento com a imprensa em geral.
“Podem integrar o Círculo de Criativas as mulheres sem distinção de idade, classe social, raça, orientação sexual e as mulheres trans. Se é mulher, trabalha em criação e acha nossa proposta interessante, estamos pedindo para se unir a nós, dar um like em nossas redes sociais, fazer parte de nossa iniciativa”, enfatiza Adriana.
O espaço está aberto para redatoras, diretoras de arte, assistentes de agências de comunicação, designers, criativas ligadas ao digital, conteúdo social, influencers, diretoras de cinema e profissionais ligadas ao setor de produção audiovisual.