Marcas
NA PONTA DA LÍNGUA. E DO LÁPIS
Publicado emO gosto está na boca e a marca na memória. Esse é o resultado da campanha internacional “Desenhe um Ketchup”, desenvolvida pela icônica marca Heinz, que chega ao Brasil.
Consumidores de vários países foram convidados a desenhar uma embalagem de ketchup. A empresa, que não se identificou, concluiu que a maioria das pessoas preferem seu produto.
O experimento social foi realizado com participantes de diversas nações, incluindo o Brasil. No vídeo é possível ver as pessoas criando seus desenhos e mostrando, ao final, diversas versões da garrafa de Ketchup Heinz. Questionado sobre a intenção da campanha, Daniel Gotlib, diretor associado de Construção de Marca e Inovação da Kraft Heinz Canadá, país de origem da campanha, afirmou que queria “descobrir a associação instintiva e intuitiva que os consumidores têm entre ketchup e Heinz. Quando pedimos anonimamente aos consumidores que simplesmente desenhassem um ketchup, aprendemos que quando as pessoas pensam em ketchup, elas pensam e visualizam Heinz”, disse.
No Brasil, a marca também provou que o Ketchup Heinz é o número um no subconsciente dos consumidores latinos. “Heinz é uma marca referência, uma verdadeira love brand e esse experimento só comprovou que, quando as pessoas pensam em ketchup, elas visualizam Heinz. Além da embalagem icônica, temos uma grande preocupação em reforçar nossa transparência e preocupação com qualidade e processos na receita, que faz o sabor ser reconhecido como incomparável, porque ninguém faz melhor que Heinz”, afirma Cecília Alexandre, diretora de Marketing da Kraft Heinz Brasil.