Mercado

ESTUDO PROJETA CLASSE MÉDIA EM 2021

Publicado em
Torretta: mundo em movimento

Especialista em pesquisas sobre a nova classe média brasileira, o publicitário André Torretta apresenta através de sua empresa Ponte Estratégia o “Relatório de Futurismo 2014- 2021”. A idéia é oferecer para as empresas as perspectivas e tendências capazes de orientar estrategicamente as ações para esse público nos próximos dez anos. O estudo prevê cenários futuros a partir de uma profunda análise do comportamento atual de pessoas das classes C, D e E, faz projeções sócio-econômicas e reúne as opiniões de 25 personalidades brasileiras das mais diferentes áreas. Entre elas, Michel Klein, das Casas Bahia, da consultora de moda Gloria Khalil, do escritor e jornalista Fernando Moraes, do presidente da Gol Constantino Oliveira Jr, do empresário João Dória Jr, e do ex-presidente Lula da Silva. Também foram ouvidos adolescentes de 14 a 16 anos, jovens executivos, trendsetters, mulheres e afro-descendentes de todas as classes sociais. “Os brasileiros quase nunca pensaram no futuro. O que é simples de entender, pois até pouco tempo atrás éramos o país da hiperinflação, da instabilidade e das surpresas. Agora esse cenário está mudando. Não temos hiperinflação e já podemos nos preparar para esse mundo em movimento”, explica Torretta. “Nos Estados Unidos e na Europa é muito comum a produção de relatórios futuros em todas as áreas. Sabemos que as organizações precisam planejar suas metas e realizações com no mínimo três anos de antecedência. Pensando nisso, a idéia foi prover um amplo estudo das forças que alavancarão mudanças em nosso país, a começar pelo ano de 2014, quando sediaremos a Copa do Mundo, um grande evento mundial que irá impactar não só as cidades-sede, como todo o Brasil”, conclui.