Empresas
CLICK BUS APRESENTA NOVO CEO
Publicado emPhillip Klien, ex-VP de Marketing e Growth do Pic Pay, é o novo CEO da ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias no país. O executivo substitui Fernando Prado, fundador da empresa, que que passa a integrar o conselho.
Fundada em 2013 e hoje com cerca de 150 empresas em seu portfólio que levam para mais de 4.6 mil destinos, a plataforma trabalha vendeu mais de 25 milhões de passagens rodoviárias até o final de 2020.
Klien também tem em seu histórico de carreira atuações por empresas como OLX, Uber e Twitter, além de ter sido fundador da Predicta, pioneira em marketing digital no Brasil.
Objetivo da contratação é preparar a empresa para o futuro num cenário pós-pandemia. Em 2020, ano em que o setor de turismo sofreu por conta da crise sanitária, a ClickBus apresentou uma retração de 27% em sua receita, no comparativo com o período anterior. Em volume de passagens, foram emitidas 20% menos passagens do que em 2019.
Porém, com a vacinação em andamento, já é possível enxergar uma retomada ainda em 2021 para o setor, que não parou durante todo o período da crise. A empresa espera ter um resultado maior do que o obtido em 2019.
“Esse movimento é estratégico para empresa. Buscamos uma pessoa que possa estar focada 100% em trazer a estratégia pro dia a dia da ClickBus, mais focada na rotina, enquanto eu assumo um lugar no conselho para pensar nos nossos próximos grandes passos”, explica Fernando Prado, fundador da ClickBus.
“Assumo esse novo desafio com muito orgulho, curiosidade e ambição. A ClickBus é o principal marketplace de passagens rodoviárias no Brasil e espero que minha experiência com marketplaces digitais em fase de hyper growth ajude a empresa a acelerar ainda mais seu crescimento. Além disso, este é também um mercado cheio de oportunidades que tem muita estrada pela frente. Vamos continuar a trazer tecnologia de ponta em tudo que tocamos. Ainda temos muito o que explorar quando se trata de inovação para esta indústria”, diz Klien.
Enquanto as vendas foram afetadas negativamente pela pandemia, a relevância dos canais digitais para o setor teve um aumento no ano. Em 2020, a participação das vendas online chegou a 20% no setor. “A participação do nosso app na emissão de passagens cresceu 65% em relação a 2019. Neste período as vendas em App representaram 31% do total. Acreditamos que, com o cenário da pandemia, isso se deu pela praticidade e facilidade deste canal, além de ser uma maneira mais segura de comprar”, detalha Klien.