Redes Sociais

CRIATIVIDADE CONTRA RESTRIÇÕES

Publicado em

Uma série de restrições legais atuais afetam atualmente uma das grandes diversões dos amantes do futebol, a coleção de figurinhas. Febre entre torcedores nos anos 60 até a década de 90, hoje a atividade requer muita criatividade para a continuidade do negócio.

Líder no segmento de colecionáveis, a Editora Panini está lançando mais um de seus álbuns, com foco na Copa América, torneio de seleções que será realizado entre junho e julho.

Para fugir das proibições como divulgar seu produto através de eventos dirigidos a crianças e adolescentes, da já descartada distribuição de prêmios por páginas completas e da autorização do uso de imagem de jogadores, a Panini conta com campanha da ID/TBWA, que prioriza ações diferenciadas, interatividade e atletas de destaque como embaixadores.

O goleiro Weverton, o defensor Thiago Silva e o atacante Everton Cebolinha participam de diversas ações inclusive envolvendo o público. A campanha começa com um desafio, proposto pelo goleiro ao atacante, para uma partida de bafo, ou jogo de virar figurinhas, porém com uso de luvas. Objetivo é incentivar os torcedores a acompanharem a briga pelas redes sociais e inspirar para que realizem suas próprias partidas com os amigos.

Tradição há mais de 50 anos, os álbuns de figurinhas eram a grande paixão de sua época, oferecendo prêmios para toda a família, como bonecas, panelas de pressão, bolas de capotão e bicicletas.

A atividade acabou proibida pelo fato de que as chamadas figurinhas carimbadas, que completavam páginas para a premiação, eram impressas em quantidade mínima, deixando a maioria com seus álbuns incompletos.

Nos últimos anos a resistência ao produto se deu através de ações promovidas por organizações de defesa da criança e adolescente, proibindo a divulgação dos álbuns por meio de eventos e promoções junto ao público infantil e adolescente.

Pelo lado dos jogadores retratados nas estampas, uma série de ações judiciais solicitavam pagamento por uso de imagem, o que foi solucionado com o pagamento dessa prática às federações.

Dessa forma, a contratação de ídolos da seleção e a criação de ações para disseminação em redes sociais, promovendo interação com os fãs, se tornou caminho viável para o próprio negócio e sua divulgação;

“Figurinhas são uma paixão do brasileiro há muitos anos. Os jogadores que estão sendo convocados hoje, colecionavam e brincavam de bafo na infância. Queremos despertar essa paixão antiga e o orgulho dos jogadores em ver e brincar com suas próprias figurinhas no álbum da Copa América”, afirma Markito Mesquita, diretor de Criação Associado da iD\TBWA.

Além do jogo, ambos receberão da Panini uma placa comemorativa de figurinha de ouro, para homenageá-los pela presença no álbum. O quadro é exclusivo e será postado em primeira mão pelos esportistas.

Thiago Silva, capitão da seleção brasileira, também receberá a placa, e autografará 100 figurinhas. Parte desses itens será entregue a influenciadores digitais e outra parte será destinada aos colecionadores da Torcida Panini (torcidapanini.peepi.com.br). Para adquiri-las eles precisarão acessar a plataforma e cumprir desafios, para ganhar pontos que poderão ser trocados pelo item super especial.

Além disso, a Panini colocará à venda 30 figurinhas autografadas pelo capitão e reverterá o dinheiro em uma ação social de doação de cestas básicas para a ONG de combate contra a fome. A editora dobrará o valor arrecadado para endossar a iniciativa e tem expectativa de atingir mais de 100 famílias.

Criação de Victor Jamalaro e Pedro Teixeira, com direção criativa de Erich Moreira e Markito Mesquita e direção geral de Sthefan Ko. Aprovação de Carolina Motta e Tamiris Schoof.