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CURITIBA INVESTE CONTRA PICHADORES
Publicado emUm simples risco coloca a sociedade em risco e é crime ambiental
Conforme artigo 65 da Lei 9.605, de 1998, pichação é crime ambiental, com pena de detenção de 3 meses 1 ano, além de multa.
O ato é bem diferente de grafite, que é uma expressão artística, autorizado pelo proprietário de um imóvel particular ou do órgão competente se realizado em bens públicos. Pichação é danosa para comerciantes, proprietários de imóveis e para o Estado.
Criada pela Santiago Comunicação, campanha contra pichadores está sendo veiculada em Curitiba, com apoio de veículos de mídia da capital paranaense, empresas, associações e poder público.
Com o conceito “O vandalismo põe tudo em risco”, a campanha começou a ser veiculada no dia 10 de julho em dezenas de painéis físicos e digitais da Outdoor Mídia, assim como nas rádios que compõe o grupo Transamérica e redes sociais.
“Nossa ideia é mostrar que com apenas um risco, o pichador coloca em risco pequenos negócios, investimentos do poder público a até mesmo os sonhos de quem mora em uma casa de frente para a rua. É um ciclo negativo que começa com um simples risco numa parede ou num muro e termina com um leito de UTI a menos num hospital público, um investimento a menos na expansão do microempreendedor”, diz o diretor-superintendente da Outdoor Mídia, Halisson Pontarolla.
A campanha conta com duas fases: a primeira, na qual grafiteiros (ex-pichadores) fizeram uma intervenção artística nos pontos de outdoors estáticos de mídia exterior. Em conjunto com essa ação, entram os spots de rádio e mídia digital. A segunda terá outras ações impactantes, como promete Felippe Motta, diretor de Criação da agência Santiago Comunicação.
“Vamos entrar ainda mais fortes. Com ações de rua, uma nova campanha de mídia exterior e novos spots de rádio. Entendemos que, quando o assunto é vandalismo, não podemos dar trégua”, afirma o criativo.