Prêmios
DIGITAL, CONTEÚDO E SOCIAL NA NOVA EDIÇÃO
Publicado emA 43ª edição do “Profissionais do Ano da Globo”, levando em conta a pandemia e suas consequências, além da evolução da comunicação, apresenta uma série de novidades.
A primeira delas foi o lançamento do prêmio em uma live aberta por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo. Também participaram do evento, o diretor de Gênero Variedades, Boninho, Joanna Monteiro, COO da Publicis Toronto, Alberto Pereira Jr, Diretor e Apresentador Trace Trends, e a jornalista e apresentadora do Fantástico, Poliana Abritta, que falaram sobre a criatividade em suas diferentes perspectivas.
Com o tema “Desenrola essa ideia: tudo começa na criatividade”, a edição deste ano convoca o mercado para mostrar sua capacidade de adaptação à nova comunicação, que apresenta mudanças significativas no comportamento, relações e urgências, influenciando na forma que produtos e serviços das marcas se dirigem ao público. As inscrições já estão abertas através do site da premiação, até 24 de setembro.
“Mais uma vez trouxemos novidades para potencializar a inovação e relevância do Profissionais do Ano. Esta live nos permite levar conteúdo e reflexões sobre o setor para o mercado. Este é também um importante ponto de encontro para criativos e esperamos contribuir para fomento de toda a cadeia de comunicação” disse Manzar Feres.
Sobre os efeitos da pandemia sobre a publicidade, André Vinícius, diretor de Negócios com Agências da Globo, reforçou a importância da comunicação em sinergia com a sociedade.
“A pandemia exigiu de todos os profissionais da comunicação um olhar mais profundo e urgente para temas sociais. Por isso, nesta edição, retomamos a categoria Valor Social em toda a classe nacional, além de ampliarmos as possibilidades de novos formatos, para valorizarmos a diversidade e a criatividade de campanhas produzidas neste momento. Com isso, a cada ano agregamos mais relevância e potência para essa premiação já consagrada pelo mercado”, explicou o executivo.
Além da retomada da categoria Valor Social, que contempla filme ou campanha de cunho social, o prêmio traz um reconhecimento da importância e a relevância do break com três novas subcategorias no Nacional. A maior novidade é que os filmes digitais passam a concorrer em todas as categorias nacionais, reforçando a visão integrada e multitela da Globo.
As outras categorias este ano são: Filme, nas subcategorizações de Filme de 15 segundos, Filme de 30 segundos e Filmes com duração superior a 30 segundos. No regional permanece a categoria filme independente da secundagem.
Em Campanha, concorrem conjunto de comerciais de produto, serviço ou ideia, assinado por um mesmo anunciante, com tema e/ou outros elementos em comum.
A categoria Integrada inclui campanha que tenha em sua estratégia de mídia a combinação de veiculação na TV aberta ou por assinatura, com plataformas digitais da Globo, com diferença substancial entre as peças veiculadas, respeitando as características dos meios.
Ações em Conteúdo engloba projetos que tenham utilizado de forma inovadora as soluções de branded content nas plataformas da Globo. A categoria avalia apenas ações realizadas no conteúdo, sem relação com o intervalo comercial, no caso de veiculação em TV.
O júri, composto por publicitários de todo o país, criadores, diretores de comerciais, professores e dirigentes de entidades, continuará sendo online e terão seus nomes divulgados entre os dias 19 e 21 de outubro. Já o encerramento do “Profissionais do Ano”, com o anúncio dos grandes vencedores, será realizado no dia 19 de novembro, em uma cerimônia de premiação transmitida, pela primeira vez, no Globoplay. Além disso, os filmes vencedores serão exibidos no break da TV e no canais Globo ao longo do dia 20 de Novembro.
A campanha criada para a 43º edição do ‘Profissionais do Ano reconhece a criatividade na publicidade brasileira e busca a valorização do talento dos profissionais criativos, que trazem em seu perfil características importantes como a inovação, o inconformismo, a genialidade e a contínua procura pelas melhores ideias que transformem os desafios das marcas em soluções. Além do filme, a campanha inclui peças digitais e estratégia social media.