Datas
A ÚLTIMA LETRA
Publicado emAos 90 anos, faleceu nesta segunda-feira (11) no Rio de Janeiro, Luiz Macedo, um dos “Ms” da icônica agência MPM, a maior do país nas décadas de 70 a 90.
Antônio Mafuz, o outro “M”, morreu em 2005 e o “P” da sociedade, Petrônio Correa, faleceu em 2013.
A MPM surgiu em 1957 em Porto Alegre, capital gaúcha. A agência chegou a atender seis contas de bancos concorrentes ao mesmo tempo. No fim de 1990, liderou o ranking de faturamento com uma receita de US$ 180 milhões com escritórios em quase todas as capitais brasileiras.
Entre seus históricos trabalhos publicitários, destaca-se o anúncio da chegada da FIAP ao Brasil.
Luiz Macedo, gaúcho de São Borja, nasceu em 16 de abril de 1931 e era filho de Eufrides Goulart Macedo (conhecida como Fida), irmã do presidente João Goulart. Nos anos 60 a sede da MPM migrou para São Paulo, logo após, em 1959, ter inaugurado um escritório no Rio de Janeiro, sob a direção de Macedo.
Seu primeiro emprego foi como locutor de corrida de cavalos na Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Muitos anos depois, sua paixão pelo animal o levou, no final de 1999, a iniciar um trabalho como diretor do Jockey Club do Rio de Janeiro. Na publicidade, estreou como redator em 1952 na Grant Advertising, na capital gaúcha.
Em 1991, a Lintas:Brasil comprou a MPM e Macedo e seus sócios fizeram parte do conselho administrativo da MPM:Lintas por menos de um ano para, em seguida, se desligarem da agência.
Em 1972, presidiu a Comissão de Propaganda dos Festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil, nomeado pelo presidente da República.
Foi eleito por diversas vezes publicitário do ano, e em 1977 participou da comissão que redigiu o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, base do Conar.