Campanhas
TEM MALANDRO DE OLHO NA GENTE
Publicado emOutra consequencia nefasta da pandemia é o aumento de golpes digitais, aplicados via computador e principalmente telefone celular.
Visando combater esse crime e alertar a população que ainda fica em dúvida diante de um suposto um pedido de ajuda financeira de parente, a Federação Brasileira de Bancos está lançando campanha criada pela ID/TBWA em redes de TVs abertas e fechadas.
Com o título “Pare & Pense #Pode ser Golpe”, a campanha oferece informações e dicas para que o público se proteja de golpes como o do falso motoboy, troca de cartão, pedidos de dinheiro, boletos falsos e falsa central ou falso funcionário de banco.
Os filmes poderão ser vistos nos intervalos comerciais da TV Globo, GloboNews, CNN, Record, SBT, Band e Rede TV, e ações de merchandising em programas como Encontro com Fátima Bernardes, Programa do Ratinho, Cidade Alerta, Brasil Urgente, Hoje em Dia, Os Donos da Bola, A Tarde é Sua e Encrenca.
Com uma paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo & Luciano, a campanha joga luz para um assunto sério em tom leve, apresentando três versões de peças para a TV: uma com dicas para golpes em geral, outra para alertar sobre golpes que usam o aplicativo de mensagens WhatsApp e uma terceira versão que abordará o golpe da Falsa Central Telefônica de bancos.
“Esta campanha é um bom exemplo de como o marketing pode ser corretamente usado para levar informação importante às pessoas e garantir a segurança dos clientes, que sempre foi prioridade do setor bancário, tanto que os bancos investem cerca de R$ 2,5 bilhões por ano em cibersegurança”, diz Isaac Sidney, presidente da Febraban.
“Trabalhamos há décadas para garantir a tranquilidade dos nossos clientes em suas transações financeiras cotidianas e estamos lançando mais uma campanha massiva, desta vez para conscientização e orientação da população a se prevenir contra fraudes”, complementa.
Além dos filmes, a campanha contará com spots de rádio e materiais Out of Home e peças digitais exclusivas para WhastApp, Linkedin, YouTube, Instagram e Facebook.
A estratégia também contempla a participação de influencers que darão dicas antifraudes em suas redes sociais, como Preta Gil, GKay, Majur, Leo Santana, Gabi Versani, Felipe Roque, Blog da Cora, Vó da Pomba, e ainda estará presente em páginas de conteúdo digital no Instagram que contam com milhões de seguidores.
“Nosso objetivo foi criar uma campanha de grande escala para levar informação para toda a população sobre como se prevenir de golpes e fraudes que tanto dão dor de cabeça e trazem prejuízos financeiros”, afirma Madalena Nader, gerente executiva de Marketing da entidade.
“Como os golpes afetam brasileiros de todas as idades e classes sociais, escolhemos um hit dos anos 90, que toca as pessoas mais velhas, e adaptamos para a temática atual das fraudes, com muito humor”, diz Lucio Caramori, diretor de criação da iD\TBWA.
Criação de Lucio Caramoni, Gabriela Camargo, Paulo Calazans e Susana Silva, com direção criativa Sthefan Ko e direção geral de Camila Costa. Produção da Café Royal e Piloto, com direção de Caio Rubini e Rafael Antonelli. Som da áudio Boutique. Aprovação de Madalena Nader e Roseli Amaral.