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VMLY&R INVESTE EM EQUIDADE RACIAL
Publicado emVisando a formação de lideranças e ampliação do número de profissionais negros em seu quadro de funcionários, a VMLY&R Brasil lança oficialmente o PAR, programa de equidade racial.
Elaborado pela área de Diversidade, Equidade e Inclusão da agência, o PAR vai aplicar a metodologia do Projeto GOMA, iniciativa do Conselho de Clientes do Facebook, lançada em agosto.
O programa nasce como uma resposta ao último censo realizado na agência, e também como uma ação focada no negócio e no mercado. Pesquisas apontam que empresas mais diversas, com maior equidade racial, são ambientes melhores para se trabalhar.
Em um país em que a população negra é maioria, a indústria da comunicação, vem trabalhando para que o mercado seja cada vez mais um reflexo da sociedade.
“Buscar a transformação de nossas empresas vai refletir em nossos trabalhos, vai nos tornar parceiros melhores para nossos clientes, vai fazer com que tenhamos entregas mais coerentes e próximas do consumidor”, diz Valerya Borges, diretora de Diversidade, Equidade & Inclusão da agência.
O PAR é formado pelos módulos: programa de estágio e formação de lideranças. O primeiro conta com a parceria do grupo Publicitários Negros e vai mapear estagiários que podem integrar todas as áreas da agência. Os estagiários contarão com um programa de mentoria, com a participação de profissionais da VMLY&R, e um curso de dois meses, no qual serão apresentados à rotina da agência e a conteúdos relacionados a suas áreas de interesse. Ao todo, os estagiários que fazem parte do programa deverão representar 40% do total de estagiários da agência. O chamamento para o programa de estágio, com acesso ao curso e à mentoria, ocorrerá em dezembro pelas redes sociais da agência e dos Publicitários Negros.
Já a etapa de formação de lideranças contará com uma mentoria de aproximadamente seis meses ministrada pelas lideranças da VMLY&R Brasil. Os participantes serão selecionados internamente por um sistema de avaliação e identificação de potencialidades, que terá início no próximo mês e irá contar com o suporte da gestão do departamento de RH da agência. Ao final do processo, estarão aptos para serem alçados a posições de gestão dentro da estrutura da VMLY&R Brasil, ampliando o número de lideranças negras na agência.
“A intenção é que o PAR tenha periodicidade anual e seja uma política consistente e constante, pensada com base em métricas e intencionalidade de ampliar a equidade racial dentro da VMLY&R Brasil. Alinhado com o propósito da agência de criar marcas conectadas, o programa se conecta a uma demanda da sociedade, que pede mais que apenas aumentar o número de negros e negras nos times. É preciso que estejam também em cargos de liderança, contribuindo nas tomadas de decisão e na criação com ações socialmente coerentes e responsáveis”, conclui Valerya.