Branded Content

“ENEMZEIROS” REVISAM PROVA COM GAME

Publicado em

Estudar se divertindo é o que propõe a Estácio com o lançamento do game “Expedição ENEM”. Pela primeira vez uma universidade cria uma ação dentro de um jogo com o objetivo de ajudar os estudantes revisarem os últimos detalhes antes da prova.

A campanha, criada pela Artplan, conta com ativações que ajudam os alunos a desbloquearem os segredos da prova do ENEM, com desafios no TikTok, e-book, episódios de podcast e  um mapa no Fortnite, desenvolvido junto com a FUN, empresa do Grupo Dreamers.  

Na história do game  a Terra é invadida por extraterrestres, que descontentes com a forma que lidamos com o nosso planeta, ameaçam levar todo conhecimento da humanidade.

Os jogadores vão provar que a humanidade é digna de todo o conhecimento adquirido encarando os desafios de cinco Portais, que representam os temas das provas do ENEM: GAIA (Ciências da Natureza), HUMÂNIA (Ciências Humanas), EXPRESSIVA (Linguagens e Códigos), EXATIDÃO (Matemática) e IDEÁRIA (Redação).

O jogador terá que passar por todos eles para chegar ao final, derrotar o alienígena e “desbloquear o seu ENEM”. Depois de jogar, o público ainda vai poder resgatar recompensas no site da Estácio, como descontos de até 70%  na graduação.

“A ação está em linha com a nossa estratégia de avançar cada vez mais no universo digital. Muito mais que uma ativação no game, todas essas iniciativas levam a experiência com a educação para outro nível. Mostrando um jeito novo de aprender que é a cara da metodologia da Estácio com aulas interativas e gameficadas.”, diz Edu Guedes, diretor de Marketing da Estácio.    

“A ideia é ajudar o Enenzeiro a desbloquear os segredos da prova no ambiente que ele quer estar. O game faz um paralelo dos desafios que os jogadores enfrentam no mapa criado em Fortnite com os do ENEM, ajudando na preparação, motivando o estudante e tirando a tensão nessa reta final.” explica Felippe Mendonça diretor de Criação da Artplan.    

Essa iniciativa foi possível graças a sinergia entre a Artplan e FUN, ambas empresas do Grupo Dreamers, que juntas aterrissaram no universo dos estudos para onde o jovem quer estar.  

Rodrigo Noventa, diretor criativo da FUN, responsável por implementar o “Expedição ENEM” afirma que o projeto representa o branded content em sua essência 

“É uma iniciativa inédita de entretenimento que une o posicionamento de uma grande marca como Estácio ao universo imersivo do Fortnite, o game mais popular do planeta”, conclui.

Para ampliar a visibilidade da ação no mundo gamer, a Estácio convidou Derponce, um dos maiores youtubers de Fortnite do país – para desvendar o mapa do jogo em uma Gameplay na Expedição ENEM. O jogador que também ajudou na co-criação dos mapas convida a todos a chegarem ao final da jornada épica do game e garantirem benefícios da Estácio no encerramento.   

“Quando a Estácio me convidou para participar de um projeto pioneiro, que unia Fortnite com os estudantes que vão prestar o ENEM, eu não pensei duas vezes. Fazer esse mapa foi incrível, sempre me destaquei por ajudar jogadores dentro do servidor e, para mim, é a realização de um sonho poder ajudar fora também. São cinco mundos com desafios diferentes que vão trazer dicas bem didáticas para o Enem, mas sem esquecer a diversão e aventura”, comenata o gamer

Criação de Marcello Noronha, Felippe Mendonça, Eric Ribeiro, Marcelo Holanda, Luiz Cesar Faria, Amanda Perlingeiro e Juliana Azevedo, com direção criativa de Felippe Mendonça, Marcello Noronha e Rodrigo Noventa.

Produção Studio Nuts, com direção criativa de Tico Moraes, direção de produção de Valeria Lima e ilustração de Luis Silva. Som da Blend Áudio, com produção musical de Flavio Marchesin e Renan Cordo.

Aprovação de Eduardo Guedes, Renata Rudge, Renato Moraes e Larisse Lucena.