Entrevista
MULHERES COMANDAM AGÊNCIA INCLUSIVA
Publicado emAlém de dar voz às mulheres, a Maria São Paulo, agência lançada em 2014, também se propõe a fazer comunicação representativa dos brasileiros, já que a maioria da população do país não se sente representada na publicidade.
Com o lema de entender o negócio do cliente tanto quanto ele, a agência comandada pela CEO Larissa conta com 85% de liderança feminina. Seu modelo de atuação prioriza a inclusão, o respeito, a valorização e acolhimento.
Depois de se destacar no mercado com uma campanha inovadora e criativa para a cachaça 51, a Maria São Paulo opera atualmente atendendo marcas como Copagaz, Copa Energia, Cremer, Farmoquímica, Grupo Estée Lauder (MAC, Clinique, Estée Lauder e Jo Malone) entre outras.
Nesta entrevista, Larissa conta um pouco sobre o pensamento e o modo de trabalho da agência.
A Maria SP se destacou no mercado com uma campanha criativa e diferenciada para a Cachaça 51, cliente que atendeu por cinco anos. Que outros cases da agência se destacaram?
Ao longo de dois anos, no mesmo período em que criamos nossa ponte Maria São Paulo e Maria Rio de Janeiro, desenvolvemos muitos cases de criatividade integrada a dados para a L’Oreal. Também nos destacamos com a Estée Lauder, quando lançamos a marca no Brasil trabalhando a brasilidade através de uma embaixadora local, resultando em uma consolidação da imagem muito forte. E a participação na integração da Copagaz e Liquigás, momento em que lançamos a marca corporativa Copa Energia.
Você começou na sociedade como diretora executiva, depois COO até assumir o comando da agência. Como se encaminhou esse trajeto?
Comecei minha carreira na área de mídia digital e, desde o começo, me interessei em atuar com liderança de negócios. Ao chegar na Maria São Paulo, eu tracei um caminho para chegar ao papel de CEO, e claro que, toda a minha trajetória, assim como todas as áreas que passei, foram importantes para construir a profissional que sou hoje. O meu foco nos últimos seis anos baseou-se em alcançar minha atual cadeira. Ainda hoje, busco por sessões de coaching, aliadas ao estudo de assuntos que ainda não domino, para alcançar minha melhor versão enquanto líder.
A propaganda atual não tem mais fronteiras? Uma profissional de mídia dirigir uma agência que se propõe criar cases com alma criativa hoje é natural?
Todas as pessoas, das mais diversas áreas, podem ser criativas, visto que a criatividade não se limita à criação. O momento atual pede por uma visão mais ampla e ‘fora da caixa’. Na Maria São Paulo, nos propomos a ser uma agência que usa a criatividade para resolver as questões dos clientes. Meu lema é “entender tanto do negócio do cliente quanto ele”, e buscar ser criativo dentro de problemas reais, de propostas concretas. Ter sido mídia me ajuda a trazer uma visão do quanto a criatividade pode ser amplificada de maneira mais assertiva.
A Maria São Paulo se propõe a ser voz dos brasileiros que não se veem representados na publicidade. Essa postura combina com atuais movimentos em favor da equidade de gênero e racial? Como é esse equilíbrio na própria agência?
Nós já nascemos diversos. Somos uma agência brasileira e carregando um nome forte, a assinatura de uma mulher. Atualmente, 85% dos líderes da agência são mulheres. Não existe equilíbrio, porque não precisamos equilibrar a diversidade, nem abrir processos seletivos focados em inclusão. Nós já nascemos e continuamos plurais, não há espaço para preconceitos na Maria -uma vez que já somos a própria diversidade.
Quais clientes atuais da Maria proporcionam abertura para as propostas de fazer uma comunicação inclusiva considerando o poder de compra de grupos não representados na publicidade como as mulheres em posição de liderança e LGBYQIAP+?
Acredito que neste século, em especial após dois anos de pandemia, e uma mudança drástica conceitual e demográfica de consumo/valores da comunicação, ninguém pode se ausentar de um fator tão importante quanto este. A inclusão, o respeito, a valorização e acolhimento são o caminho para o futuro, para o sucesso. Em uma sociedade polarizada como hoje, a Maria compreende seu papel de transformação e podemos assumir que todos os nossos clientes estão e serão parte deste movimento.