Entidades

APRO+SOM ANUNCIA NOVA PRESIDENTE

Publicado em
Bia: resgatar o valor do áudio

Criada com o objetivo de fortalecer o setor audiovisual, unir o mercado de produtoras fonográficas, conectar o setor com novas demandas e estabelecer boas práticas no mercado de áudio publicitário, a APRO+SOM completa um ano e anuncia a nova presidente da associação.

Bia Ambrogi, que assume o cargo, já atuou na Teleimage, Estúdios Mega e Play it Again.

A executiva é formada em Comunicação Social pela ESPM, com especialização em cinema pela Scuola Leonardo da Vinci na Itália. No mercado de produção e pós-produção audiovisual há 20 anos, ela assinou a supervisão de pós-produção de grandes filmes nacionais como Tropa de Elite e Dois Filhos de Francisco.

Bia também é fundadora da uPmix Estúdios e já foi premiada om um Leão de Ouro no Festival de Cannes com o filme Coke Thrist. Em seu portfólio, conta também com produção executiva para séries dos principais streamings do mercado como Netflix, HBO, Discovery, Cartoon Networks e Rede Globo.

Atualmente, Bia é a CEO, idealizadora e sócia fundadora da InnSaei.TV Plataforma de Streaming e da Produtora InnSaei, empresa prestadora de serviços de áudio para cinema, TV, Games e VR.

Segundo a nova presidente, em 2021 diversas iniciativas e projetos foram desenvolvidos para alcançar o objetivo de fomentar o mercado de audiovisual no Brasil.

“O Webinar de Direitos Autorais, o evento Papo Sonoro e a criação do Guia Prático para o setor foram criados com o objetivo de impulsionar o crescimento da APRO+SOM e dar visibilidade ao mercado de audiovisual no Brasil’’, lembra.

Para mapear e entender o mercado de áudio publicitário no Brasil e coletar dados, como parte do seu papel de associação e referência, a APRO+SOM ainda desenvolveu uma pesquisa com as 26 produtoras atualmente associadas.

Para Bia Ambrogi, o objetivo dessa pesquisa é somar e mostrar a importância do áudio. “Com o apoio das produtoras associadas, conseguimos colher dados relevantes que mostram a importância do áudio no Brasil e da existência da nossa organização. Em um ano atípico e desafiador, tivemos que nos reerguer com algumas novas práticas”.

Segundo a pesquisa, que contou com 21 produtoras respondentes, mais de 50% apontaram o aumento para produções de áudio para o ambiente digital. Já as solicitações de produção original no ano de 2021 chegaram a 100%, obtendo o maior share em comparação com as solicitações de licenciamento especial e licenciamento de trilhas, que apresentaram maior variação entre as produtoras. O destaque de produções realizadas em 2021 ficou para os filmes digitais, em seguida para as produções de filmes + digital. Além disso, foi possível identificar uma queda de solicitações para produções de spots e grandes produções para rádio e TV.

Vale ressaltar que, para as produtoras, fazer parte da APRO+SOM só gerou resultados positivos como: maior credibilidade ao mercado, ações e posicionamento que impactam o setor, que trouxeram mais respeito pela produção de áudio no Brasil. No geral, elas alegam que as estratégias e alinhamentos foram fundamentais para o fortalecimento do setor. A formatação do Guia Prático, modelos de contrato e orçamento, fizeram toda a diferença para o amadurecimento da postura das produtoras.

“Precisamos resgatar o valor do áudio na produção audiovisual, o respeito e admiração por uma produção com excelência. Além disso, ensinar a nova geração de produtores, criativos e clientes as boas práticas de mercado no que se refere a direitos, orçamentos e cronogramas”, diz Bia.