Entrevista
ST MARCHE APOSTA NA PROXIMIDADE
Publicado emAo completar 20 anos neste 2022, a rede de supermercados St Marche se prepara para abrir sua 25ª loja.
Em 2002, contrariando as recomendações de banqueiros e executivos com MBA, Bernardo Ouro Preto e Victor Leal fundaram a rede voltada para a Classe A.
Duas décadas depois, eles comemoram o sucesso do empreendimento diferente dos padrões de mercado, que faturou R$ 800 milhões em 2020 ainda com 20 lojas.
Na comunicação, aposta num canal direto com o público e nas próprias unidades como vitrine. Com o crescimento e expansão, porém, já cogita ampliar suas campanhas para veiculação em grandes veículos.
Roberta Becker, há mais de três anos no comando do Marketing, conta nessa entrevista como St Marche divulga sua marca e filosofia.
A executiva acumula uma experiência de quase uma década na Nestlé, além de passagem pelo laboratório Novartis.
O St Marche completa 20 anos e inaugura em breve sua 25ª loja. Dirigida a um público A e B , como a rede se comunica preferencialmente com seu público?
“Somos uma rede de supermercado de bairro, para atender o entorno das lojas, como um parceiro no dia a dia da vizinhança. Dessa forma, a própria loja é nosso principal canal de comunicação, garantindo um atendimento humano e personalizado para os clientes. A comunicação com o público é próxima, leve e solícita, assim como o tom de voz da marca. Além disso, como canais de comunicação digital, nossas redes sociais são uma excelente fonte de conteúdo para o Público. Nosso Instagram @stmarche contém várias receitas rápidas e fáceis, dicas de produtos, harmonizações e muito mais. No YouTube, temos vídeos com dicas práticas que vão desde como amolar facas até como fazer pratos saudáveis ou sobremesas deliciosas”.
Você está há 11 anos no mercado de Varejo, há pouco mais de três no St Marche. O digital se tornou a primeira opção do Marketing para suas campanhas?
“O Digital ganhou bastante relevância no varejo em geral, ainda mais com o legado deixado pelos últimos anos. Uma geração de X, Boomers e Millenials passou a incorporar ou intensificar a dinâmica digital em suas vidas. Eu acredito que uma vez que você experimenta esse caminho, principalmente pra compras de commodities, dificilmente se volta atrás. Dessa forma, o digital tem que fazer parte das nossas campanhas sim. Primeiro porque conseguimos uma segmentação de públicos mais assertiva e mais propensas a engajar com nossos conteúdos e, consequentemente, entender o que é a experiência St Marche e virar um #MarcheLover. Segundo porque nosso propósito é inovar constantemente a experiência de compra dos clientes e, para tal, atender o cliente da forma que ele preferir faz parte disso, seja no site, via WhatsApp, clique e retire ou mesmo delivery direto das lojas”.
Na sua opinião o target da rede já está totalmente atingido pelas campanhas? O crescimento do St Marche não está exigindo uma comunicação em veículos de maior abrangência?
“Ao entrarmos em novas praças, novas regiões ou cidades consideramos sim uma divulgação mais massiva. Até para gerar curiosidade sobre o que seria esse conceito de supermercado. Em Campinas, por exemplo, teremos uma alguns dias a inauguração de uma loja no Shopping Iguatemi, a primeira fora de Grande São Paulo, e nosso plano é fazer a marca conhecida para aqueles que anda não a conhecem. Para isso, usaremos outros veículos de mídia, não apenas o digital”.
Com essa expansão e objetivos de chegar a 40 lojas até 2025, o St Marche já pensa em ser atendido por uma grande agência de publicidade?
“Já tivemos um atendimento de agência, porém os timings não atendiam o dinamismo do negócio. Aqui, muitas vezes, criamos peças do dia para o mesmo dia estar nas lojas e no digital. Dado esse cenário, temos um time interno que planeja, cria e executa toda a comunicação da marca”.
Embora focada na classe média e alta, a rede chegou a realizar promoção de troca de selos por prêmios no ano passado. Foi uma estratégia de sucesso? Há planos para novas ações dessa natureza?
“A classe média e alta adora ganhar produtos bacanas também (rs)! Nunca tínhamos feito campanhas de colecionáveis e a sugestão veio de nossos clientes em sessões de café da manhã com o CEO. Ouvimos, corremos atrás de coleções que atendessem esse público, ou seja, itens de alta qualidade como as facas, talheres e panelas de aço inox que trouxemos com exclusividade. Não queríamos oferecer qualquer coisa mas sim algo com a curadoria St Marche. Foi muito sucesso, tanto que os itens se esgotaram antes de nossa estimativa. Sim, para este ano teremos outra campanha de colecionáveis imperdível”.