Ação Social
CAMPANHA PROVOCA JOVENS POR TÍTULO
Publicado emQuid, laboratório de comunicação e mobilização para causas, lança campanha em parceria com a Damasco Filmes e Limbic Music visando ampliar o incentivo para que jovens de 16 e 17 anos tirem seu título de eleitor e votem nas eleições deste ano.
Entre as várias iniciativas da sociedade para conscientizar esse contingente, a ação “Não Seja Planta”, se destaca por utilizar um tom divertido com o objetivo de tirar esses novos eleitores da inércia e levá-los para as urnas.
Conforme dados divulgados, embora o número de jovens dessas idades sem título ainda seja muito grande, em março houve um grande crescimento de pedidos à Justiça Eleitoral. Mas apenas 10% da população dessa faixa etária, estimada em 7,7 milhões de pessoas, estava inscrita para votar em fevereiro.
A campanha é composta por três filmes para as redes sociais: “Hera“, “Samambaia” e “Papa Mosca“.
“É muito importante fazer com que essa galerinha vá a urna. São mentes novas e com uma visão mais progressista e menos conservadora. É fundamental contar com esse ponto de vista. Eles estão ali para defender o futuro deles nos próximos 4 anos e não podem ser plantas e deixarem que outras pessoas escolham por eles”, diz o diretor de Criação André Havt, colaborador do Quid.
“Os jovens estão na linha de frente de vários movimentos, pressionando por meio ambiente e respeito à comunidade LGBTQI+, mas também foram muito impactados pela pandemia, e existe uma insegurança em relação à participação na política eleitoral. Nas últimas semanas vimos o assunto da mobilização pelo título crescendo e muitos jovens estão envolvidos nesse movimento porque entendem como importante para fortalecer esse protagonismo deles”, explica Betina Sarue, cientista política e coordenadora da Quid.
“Foi um privilégio participar desta campanha. A causa é urgente, e foi explorada por uma ideia ótima que rendeu roteiros inteligentes e afiados. Conseguimos criar personagens ao mesmo tempo simpáticos e repulsivos ao público, o que era o nosso objetivo. Afinal, nenhum jovem quer ser planta e por isso deve tirar o título e votar”, detalha Caio Alfieri, que dirigiu a campanha com colaboração de João Rabello.
“É importante lembrar que todos os profissionais envolvidos neste job, trabalharam sem custo”, conclui Carlos Righi, Sócio da Damasco Filmes.
Criação de André Havt, RTV de Rodolpho Donato, direção de Caio Alfieri e João Rabello, e produção executiva de Elaine Salles e Carlos Righi. Som da Limbic Music, com produção de Demian Petrich e direção criativa de Luiz Portela. Locução de Helio Vacari.