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CAMPANHA EXALTA PROTAGONISMO PRETO

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A revista “Raça”, primeira e mais conceituada publicação do Brasil com conteúdo relacionado à cultura afro, comemora seus 25 anos de existência com “O futuro é Preto”, através de campanha criada pela FCB.

A ação é inspirada na própria história da publicação, que sempre construiu conversas e debates que, só hoje, depois de duas décadas e meia de luta, a indústria e a mídia começam a abordar.

Lançado em 1994 e difundido no final da década de 1990 pela socióloga americana Alondra Nelson, o Afrofuturismo é o movimento cultural, estético e político que se manifesta na literatura, cinema, fotografia, moda, arte e música, a partir da perspectiva negra.

O conceito proporciona protagonismo aos povos pretos por meio de celebração de sua identidade, ancestralidade e história, retratando um futuro grandioso e que se caracteriza tanto pelas tecnologias avançadas quanto pela superação e ressignificação das condições determinadas pela opressão racial.

Toda a simbologia e a escolha de cores da campanha são carregadas de significado. O vermelho, verde e preto são da bandeira Pan-africanista, símbolo do movimento que defende a importância da união de todos os países africanos e da Diáspora na luta contra o colonialismo e o racismo.

O futuro é o tempo em que a Revista Raça sempre esteve. Sempre tivemos pautas futurísticas. Desde 1996 buscamos dar visibilidade para a comunidade negra do Brasil, abordando assuntos e iniciando conversas que, infelizmente, não seriam vistos em outros veículos. A campanha resgata o passado, cria o presente e projeta um futuro mais justo e inspirador para todos: um futuro preto”, diz Mauricio Pestana, CEO da revista.

Pestana relembra outras iniciativas de celebração do aniversário da revista. “Lançamos uma agência especializada em modelos negros, a Black Models, e o DataRaça, instituto de pesquisa que serve de ponte entre mercado, mundo corporativo e comunidade negra. Também foi lançado o Raça Play, espaço virtual com produções audiovisuais pretas”.

O ECD da FCB Brasil, Marcelo Rizério, conta que as imagens conversam com o conteúdo de cada publicação. “Toda arte criada é inspirada no tema principal das edições e de suas capas. A revista mais recente, por exemplo, traz em sua capa a nova era de executivos negros, como Samantha Almeida e Maurício Rodrigues. Buscamos em nosso anúncio reafirmar que a liderança é preta e que o futuro também é preto.

A campanha será veiculada até o próximo mês de setembro. Além dos anúncios, foi lançada uma série de pôsteres publicados nas edições mensais da Revista e que conversam com os temas de capa das edições. Também fazem parte da campanha peças para as redes sociais da “Raça” e ativações de OOH na cidade de São Paulo.

Estratégia, criação e produção: Abraão Augusto, André Uenojo, Anna Martha Silveira, Anna Strohm, Bibiana Saldanha, Camilla Biltoveni, Caroline Dientsmann, Elton Longhi, Fábio Freitas, Fernanda Geraldini, Gustavo Zaize, Ingrid Marques, João Albertini, Kauê Sá, Luiz Filipin, Marcelo Rizério, Marta Carvalho, Michele Carlos, Nina Sobrinho, Renata d’Avila, Renata Reigota, Ricardo Alonso, Ricardo John, Rodrigo Almeida, Rodrigo Wirth, Tiago Santos e Théa Rodrigues.

Agência modelos Models Black, fotógrafo Roger Monteiro, editora de moda e beleza Ana Paula Fernandes, maquiador Royce Benson, Hair Preta Brasileira, direção criativa, Carolina Souza, cordenadora de pautas Antônia de Biazzi, gerente de Maketing: Claudia Siqueira, produção executiva Paulo Henrique Albuquerque.

Aprovação de Maurício Pestana, Hamalli Alcantara, Luan Lima e Jaice Amanda.