Entidades
CONAR HOMENAGEIA GILBERTO LEIFERT
Publicado emDurante os quase 30 anos em que dirigiu a área de Relações com o Mercado da Rede Globo, Gilberto Carlos Leifert passou 20 deles presidindo o Conar, a partir de agosto de 1998.
Sua relação com o Conselho Nacional de Autorregulamenteção Publicitária, porém, começou antes, em 1980, como diretor executivo, nomeado pelo então presidente do órgão, Petrônio Corrêa.
Nesta quinta-feira (25), ele recebeu o título de Presidente Emérito do Conar, durante Sessão Plenária do Conselho de Ética, na sede da entidade, em São Paulo.
Jornalista e advogado, Leifert participou da estruturação da entidade, fundada para aplicar o Código Brasileiro de Autorregulamentação do setor, em vigor desde 1978.
“Foram cerca de quarenta anos de serviços prestados à autorregulamentação publicitária e ao Conar. A homenagem, portanto, é mais do que justificada”, disse Sergio Pompilio, presidente recém-eleito da entidade. É a primeira vez que o Conar rende uma homenagem como esta a um dos seus integrantes.
Leifert dirigiu o Conar até 1985, quando trabalhou sucessivamente para a MPM, Semprel e Rede Globo. Voltou ao Conar em 1990, representando a Abert, como membro do Conselho Superior e integrando a diretoria. Em 1998, foi eleito presidente, cargo que manteve, com sucessivas reeleições, até 2018, quando passou a presidência a João Luiz Faria Netto.
“Os anos de Gilberto na presidência foram de intensa renovação da autorregulamentação e do Conar”, lembrou Pompilio.
“Basta dizer que nesse intervalo de tempo vimos surgir na comunicação brasileira as emissoras de TV por assinatura, a internet e, mais recentemente, as redes sociais. A interação com os consumidores multiplicou-se, as práticas publicitárias foram reinventadas algumas vezes, muitas pressões da sociedade, em busca de uma publicidade mais inclusiva, exigiram uma ação ativa e determinada. À frente da entidade, Gilberto e sua equipe se desdobraram em corresponder a estes e outros tantos desafios, no campo da publicidade e no aperfeiçoamento das relações de consumo”, reforçou o presidente do Conar.
Leifert agradeceu a homenagem, proposta por João Luiz Faria Netto, seu sucessor à frente do Conar, e encampada por Pompilio, e externou seu reconhecimento também a vários companheiros de luta no órgão. Entre eles, Álvaro de Moura Jr. Antonio Carlos de Moura, Carlos Alberto Nanô, Dorian Taterka, Edney Narchi, Fernando Portela, Juliana Alburquerque, Luiz Carlos Dutra, Luiz Celso de Piratininga, Petrônio Corrêa, Dionísio Poli e Luiz Fernando Furquim.