Livros
“100 ANOS DE RÁDIO” TERÁ NOVO LANÇAMENTO”
Publicado emDepois de apresentado no Museu de Imagem e Som, no último dia 15, o projeto “100 Anos de Rádio no Brasil” ganha novo lançamento. Será no próximo dia 7 de outubro, a partir das 18 horas na livraria Drummond do conjunto Nacional, em São Paulo.
O trabalho produzido pelo publicitário Nilo Frateschi, pelo jornalista Heródoto Barbeiro e o produtor Fernando Vítolo, comemora a data celebrada em 7 de setembro.
Composto por livro, site e websérie, o projeto multiplataforma tem a participação de 170 vozes do rádio nacional.
Em 14 horas de material gravado, a história do rádio é contada por depoimentos que relembram desde a primeira transmissão através de um antena no morro do Corcovado, em 1922, até o conteúdo atual difundido ao vivo também pela Internet ou on demand pelos podcasts.
O discurso do presidente Epitácio Pessoa no centenário da Independência do país alcançou receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Nascia ali o rádio brasileiro, com a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto.
A websérie comemorativa conta com 8 episódios tem a direção, produção e apresentação de Fernando Vítolo, com apoio da sua curadoria de conteúdo Younik, e participação de Nilo Frateschi Jr, Heródoto Barbeiro, Ricardo Côrte Real e Julio Wong (Duda Bonecomedia), além de convidados especiais como Milton Jung, Maiara Bastianello, Thiago Uberreich, Daniela Mel, Marcelo Duarte, Zé Luiz e Ivete Jayme.
Nilo Frateschi, atual diretor comercial da Santo Filmes, fez porém toda sua carreira no rádio, como dirigente da área comercial de emissoras como Band News, Antena Um e Sistema Globo.
O jornalista Heródoto Barbeiro, comentarista da Record News, também atuou como professor de história contemporânea durante vinte e cinco anos, lecionando na USP e grupo Objetivo.
Fernando Vítolo, um apaixonado por Comunicação, é formado em Marketing, palestrante, influenciador digital e produtor de conteúdo.