Livros

“100 ANOS DE RÁDIO” TERÁ NOVO LANÇAMENTO”

Publicado em
Nilo, Heródoto e Fernando

Depois de apresentado no Museu de Imagem e Som, no último dia 15, o projeto “100 Anos de Rádio no Brasil” ganha novo lançamento. Será no próximo dia 7 de outubro, a partir das 18 horas na livraria Drummond do conjunto Nacional, em São Paulo.

O trabalho produzido pelo publicitário Nilo Frateschi, pelo jornalista Heródoto Barbeiro e o produtor Fernando Vítolo, comemora a data celebrada em 7 de setembro.

Composto por livro, site e websérie, o projeto multiplataforma tem a participação de 170 vozes do rádio nacional.

Em 14 horas de material gravado, a história do rádio é contada por depoimentos que relembram desde a primeira transmissão através de um antena no morro do Corcovado, em 1922, até o conteúdo atual difundido ao vivo também pela Internet ou on demand pelos podcasts.

O discurso do presidente Epitácio Pessoa no centenário da Independência do país alcançou receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Nascia ali o rádio brasileiro, com a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto.

A websérie comemorativa conta com 8 episódios tem a direção, produção e apresentação de Fernando Vítolo, com apoio da sua curadoria de conteúdo Younik, e participação de Nilo Frateschi Jr, Heródoto Barbeiro, Ricardo Côrte Real e Julio Wong (Duda Bonecomedia), além de convidados especiais como Milton Jung, Maiara Bastianello, Thiago Uberreich, Daniela Mel, Marcelo Duarte, Zé Luiz e Ivete Jayme.

Websérie: participação de Ricardo Corte Real

Nilo Frateschi, atual diretor comercial da Santo Filmes, fez porém toda sua carreira no rádio, como dirigente da área comercial de emissoras como Band News, Antena Um e Sistema Globo.

O jornalista Heródoto Barbeiro, comentarista da Record News, também atuou como professor de história contemporânea durante vinte e cinco anos, lecionando na USP e grupo Objetivo.

Fernando Vítolo, um apaixonado por Comunicação, é formado em Marketing, palestrante, influenciador digital e produtor de conteúdo.