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SERPA É O PRIMEIRO DO SALÃO DO TALENTO
Publicado emMarcello Serpa, ex-sócio e líder criativo da Almap BBDO, é o primeiro dos três nomes que serão incluídos no Salão de Honra do Talento Latino, galeria de ícones da comunicação a ser lançada na 25ª edição do El Ojo de Iberoamerica.
Criado para comemorar os 25 anos do festival, o Salão fará parte do evento a partir deste ano para destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras.
O El Ojo nasceu em 1998, na Argentina, com a ideia de reconhecer o melhor da indústria ibero-americana e de cada um de seus países. A 25ª edição acontece entre 9 e 11 de novembro no Centro de Convenções La Rural, em Palermo, Buenos Aires.
Serpa, que mudou o perfil da Almap BBDO e colocou a agência no topo do nível criativo mundial, será homenageado em 9 de novembro, durante uma Cerimônia de Premiação do primeiro dia do festival.
“O Salão de Honra do Talento Latino do El Ojo de Iberoamérica foi instituído para reconhecer os homens e mulheres mais destacados da criatividade latina, para inspirar as novas gerações de líderes publicitários a alcançar os mais altos níveis de excelência”, explica Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.
Simplicidade e imprevisibilidade são as duas palavras que fizeram de Marcello Serpa um dos publicitários mais importantes e reconhecidos da indústria criativa latina.
Ele cresceu no Rio de Janeiro e muito jovem mudou-se para a Alemanha para estudar arte, onde permaneceu por sete anos. Foi na Europa que iniciou sua carreira como publicitário, como diretor de arte em agências como GGK e R.G. Wiesmeier. Ao retornar ao Brasil, continuou criando na DPZ, depois na DM9, onde conquistou o primeiro Grand Prix do Festival de Cannes para o Brasil, com uma campanha gráfica para Guaraná Diet.
Em 1993, quando ingressou na Almap BBDO ao lado de José Luiz Madeirae Alexandre Gama, a agência começou a mudar seu perfil. O trabalho de Marcello Serpa colocou a agência no topo do nível criativo regional e global com uma receita feita de suas palavras favoritas: simplicidade e imprevisibilidade.
“A publicidade tem que ser simples e imprevisível”, disse Serpa na época, inspirado por seu guru da publicidade, o alemão Michael Schirner.
Foi com esta fórmula que Serpa conseguiu ser eleito nove vezes Melhor Diretor Criativo no El Ojo de Iberoamérica, entre 1998 e 2015, e levou a Almap BBDO a ser consagrada seis vezes Melhor Agência da Ibero-América entre o ano 2000 e 2015.
Em Cannes, Almap BBDO foi três vezes Cannes Lions Agency of the Year (2000, 2010 e 2011) e Serpa foi o primeiro latino-americano a presidir uma categoria no festival. Além disso, foi o também primeiro latino-americano a receber o Cannes Lion de St. Mark, em 2016, além de gnhar inúmeros leões e GPs.
Entre 2002 e 2014 Marcello obteve 9 Grandes Ojos em categorias como El Ojo Interativo, Melhor Ideia Latina para o Mundo, El Ojo Produção Audiovisual, El Ojo Gráfica, El Ojo Cine/ TV e El Ojo Rádio, pelos inesquecíveis trabalhos “Los últimos deseos de la Kombi”, “85 Segundos”, “Marilyn, Amy y Bono”, “Perro pez”, “Copa de champán”, “Después de los 70” e “Mizuno Wave”.
Em 2015, decidiu se aposentar da carreira de dirigente da indústria da comunicação para reconstruir sua vida com a família no Havaí, dedicar-se ao surfe e à arte da pintura, retornando de alguma forma às suas origens, quando decidiu, ainda muito jovem, estudar Arte na Alemanha.
Antes de se despedir da indústria, Serpa indicou Luiz Sanches, criativo formado por ele e pela agência, como seu sucessor. A nova liderança manteve a Almap BBDO no topo, com a mesma consistência de sempre, obtendo o reconhecimento como Melhor Agência na Ibero-América no El Ojo 2016, com Luiz Sanches como Melhor Criativo, e como Agência do Ano no Festival de Cannes do mesmo ano.
Depois das homenagens, ainda na abertura do El Ojo, em 09 de novembro, Marcello Serpa volta à cena para compartilhar o seu ponto de vista no Ciclo de Conferências do El Ojo.