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EL OJO INCLUI DUPLA NO SALÃO DO TALENTO

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Carlos Baccetti e Ramiro Agulla

Ramiro Agulla e Carlos Baccetti se juntam a Marcello Serpa para compor a primeira edição do Salão de Honra do Talento Latino do El Ojo de Iberoamérica.

Criadores da campanha mais famosa da publicidade argentina “La Llama Que Llama“, para Telecom, dupla voltou a se unir este ano para criar o projeto “Black Minds”, em sociedade com Patricio “Pato” Fuks e o jogador de polo Ignacio Figueras, vinculado ao mundo das imagens criptográficas e metaverso.

E a ação começa com a venda de 10.100 lhamas a US$ 300 cada, que representarão tickets de acesso a um portal comunitário para trocar ideias, jogar e realizar todos os tipos de atividades virtuais.

As lhamas de Agulla e Baccetti conquistaram a Argentina e o mundo publicitário a partir de 1999. Os bichinhos se tornaram famosos, viraram pelúcia e personagem de 28 vídeos da campanha da operadora Telecom.

Ramiro e Carlos venderam sua agência em 2004 para o grupo Lowe. Depois de quase 20 anos voltaram a criar em dupla e já recebem justa homenagem do El Ojo. O Salão do Talento Iberoamericano foi criado para comemorar os 25 anos do festival e homenagear os grandes profissionais da região.

“O Talento Latino do El Ojo de Iberoamérica reconhece os homens e mulheres mais destacados da criatividade latina. Assim, inspira a próxima geração de líderes publicitários a alcançar os mais altos níveis de excelência. Ao lado de Marcello Serpa, esse é um dos bons motivos pelos quais Ramiro Agulla e Carlos Baccetti foram escolhidos para fazer parte do Salão de Honra”, diz Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.

Ramiro Agulla e Carlos Baccetti começaram a trabalhar na agência Young & Rubicam no início da década de 1990. Eles haviam se encontrado alguns anos antes na Universidade de El Salvador, onde estudaram Publicidade. Agulla também trabalhou na J. Walter Thompson e Baccetti nas agências Ricardo De Luca e Lautrec Nazca Saatchi & Saatchi. Em 1994, após um período de sucesso na Verdino Bates, eles decidiram fundar sua própria agência.

A Agulla & Baccetti também foi um espaço de formação de talentos, um universo de criação no qual profissionais da estatura de Leandro Raposo, Sebastián Wilhelm, Maxi Anselmo, Alberto Ponte, Fabio Mazía e Marcelo Vergara, Sebastián Stagno e Rafael D’Alvia, Santiago Lucero, Pablo Colonnese, Pablo Stricket, Tony Waissman, Javier Campopiano e Laura Visco, entre muitos outros, compartilharam ideias.

A agência foi reconhecida como a Melhor Agência Iberoamericana em El Ojo em 1999, 2001 e 2002. E, em 2001, ganhou o primeiro Gran Ojo de Cine/TV do Festival, com o filme “Bostezos“, para Telecom, dirigido por Fabián Bielinsky. Eles foram duas vezes a segunda melhor agência do mundo de acordo com o Relatório Gunn dos EUA (2006 e 2009) e a agência três vezes classificada entre as cinco melhores (2007, 2008 e 2010).

Seus anúncios têm um humor muito particular e despertaram todo tipo de emoções, como em “Gueropa!“, comercial da Renault Clio MTV, em 2001, vencedor de um Leão de Ouro em uma das categorias mais difíceis naquela época no Cannes Lions: Automóvel.

Depois das homenagens, ainda no segundo dia do El Ojo, em 10 de novembro, Ramiro Agulla e Carlos Baccetti voltam à cena e compartilharão mais uma vez seus pensamentos e visão do setor durante o Ciclo de Conferências do El Ojo.

O festival 2022 será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro no espaço La Rural de Palermo, em Buenos Aires, Argentina.