Inovação
O GLOBO DESENVOLVE VACINA ANTI-FAKE NEWS
Publicado emQuando alguém tentar modificar uma notícia, inserindo uma mentira, uma marca d’água aparecerá em toda a página com a mensagem “Alerta de Fake News. Essa notícia pode ter sido manipulada. Não compartilhe”.
Esse é antídoto anti-fake news desenvolvido pelo jornal “O Globo” em parceria com a agência BETC Havas de combate à desinformação.
E além dos leitores do jornal e de outros portais de notícias da Editora Globo, como Valor Econômico e Valor, a ideia é que a Vacina Anti-Fake News seja utilizada por todo e qualquer portal de notícias que tenha o compromisso com a informação jornalística de credibilidade e com a sociedade.
A vacina pode ser inserida no código-fonte de qualquer meio de comunicação on-line.
Objetivo é minimizar os estragos causados por notícias falsas que acometem as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, especialmente neste ano de eleições.
“O Globo sempre esteve alerta para desmentir notícias falsas ou esclarecer boatos, desde sua fundação, em 1925. A diferença hoje em relação ao passado é que os meios digitais permitem que essas mentiras sejam espalhadas muito mais rapidamente, portanto precisamos ser mais ativos e criativos para combatê-las”, diz André Miranda, editor executivo da publicação..
Fake news podem ser produzidas a partir da manipulação e da falsificação dos sites dos veículos de imprensa. Os falsários editam os códigos-fonte (textos e comandos que podem ser lidos e decodificados pelas máquinas) dos sites, alterando a notícia real para transformá-la numa mentira. Este tipo de notícia falsa pode ser fabricada facilmente com dois cliques, por qualquer pessoa.
“É papel de toda empresa e cidadão lutar para que se estabeleça a verdade na democracia. Por isso, pensamos que, para liderar este movimento, nada mais justo do que um meio de comunicação com muita força no digital”, explica Marcelo Bruzzesi, VP de Criação da BETC Havas.
Criação de Enzo Di Segni, Gabriel Yan e Vinícius Oliveira, com direção criativa de Juliano Almeida, Leandro Lourenção, Marcelo Ribeiro, Melissa Pottker e Victor Castelo, direção executiva de Alexandre Vilela (Xã) e Marcelo Bruzzesi e direção geral de Erh Ray.
Produtção do vídeo da Merci, áudio da Shuffle e aprovação de Tiago Joaquim Afonso e Alan Gripp.