Mercado
SEM ABC, O FIM DE UMA ERA
Publicado emFundado em 2002, ao mesmo tempo em que as holdings internacionais aportavam no país comprando agências, o grupo ABC, de Nizan Guanaes e ?Guga Valente se tornou o maior conglomerado publicitário do país.
Quinze anos depois, 100% do seu capital foi adquirido pela Omnicom, que agora decide encerrar as atividades do grupo. Com a decisão, Africa, DM9, CDN e Interbrand passam a se reportar diretamente à holding norte-americana.
Em comunicado oficial, Cristiano Muniz, ex-CFO, COO e atual CEO do ABC desde o início de 2020, afirmou que “com a reestruturação agora concluída, não há necessidade de uma camada de holding local. Saio confiante de que as divisões operacionais da Omnicom continuarão a prosperar e crescer com muito sucesso no mercado brasileiro”.
Ele substitiuiu Niizan e Guga que em 2019 iniciaram seu processo de desligamento do grupo.
Em sua trajetória, o grupo ABC operou com 15 empresas simultaneamente. Ponto de partida, a Africa sempre foi a maior agência e continua atuando como uma das mais premiadas do mundo. A atual DM9 é resultado da fusão entre SunsetDDB, TracyLocke e Track.