Prêmios

MEGA CITIES SHORT DOCS REVELA VENCEDORES

Publicado em
“Progresso de Quem?” Melhor Curta do Brasil

O mini-documentário “Progresso de Quem?”, de Izadora Andrade, foi eleito o “Melhor Curta” da primeira edição brasileira do MegaCities Short Docs, festival de documentários cidadãos de caráter global, voltado para questões urbanas sustentáveis e de impacto social, lançado há 8 anos em Paris.

O filme foi produzido nas ruas de São Paulo, mostrando que os catadores são os agentes ambientais que cuidam do lixo com o qual ninguém quer lidar. Seu esforço não é reconhecido por muitos, mas o projeto Pimp My Carroça trabalha desde 2012 para abraçar a causa.

O Pimp My Carroça é um movimento que atua para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade e aumentar sua renda por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva.

O evento chegou ao Brasil numa parceria do Portal e a marca São Paulo São, comandados pelo designer Maurício Machado, com a Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World. Outro curta brasileiro, “Ecocidade – A cidade precisa de você” de Pedro Urano, ficou entre os melhores nas duas edições.

O Festival é aberto para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes. São 530 no mundo e 17 no Brasil, incluindo as megacidades.

Ao dar voz a quem luta diariamente por cidades mais resilientes e mais justas, esses documentários traçam um retrato das principais questões urbanas atuais e futuras. Para os realizadores, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais não são mais uma fantasia. Coleta de lixo, comunidades lutando contra urbanização sem limites e defesa da dignidade humana, são todas iniciativas cidadãs cujas mensagens e ideias devem ser ouvidas e compartilhadas.

No Brasil, o Festival recebeu mais de 80 inscrições de inúmeras cidades. O São Paulo São e a TV Cultura se associaram para a promoção do Festival no Brasil e para exibir um especial sobre o tema no próximo dia 22 dezembro às 23h dando início a uma série de programas com foco em questões urbanas sustentáveis e de impacto social, em parceria com o MegaCities ShortDocs, a ONG Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World.

A categoria “Melhor Curta Estudante” teve como ganhador o documentário “O Cinema que Veio do Sol”, de Thiago Morine, aluno da ESPM São Paulo.

A cerimônia de premiação do Festival aconteceu nesta quinta-feira (15) no MK2 Quai de Seine, em Paris. O grande vencedor foi “They don’t need to know”, de, Yogi Tujuliarto, de Jakarta, Indonesia. O Prêmio Cidade de 15 minutos foi para “Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia”, do Instituto A Cidade Precisa de Você, de São Paulo.