Datas
TODAS AS MULHERES DA PROPAGANDA
Publicado emApós décadas de luta contra o machismo, a misoginia e racismo no mercado publicitário, seria impossível hoje destacar apenas alguns nomes de mulheres que brilham no mundo da comunicação e do marketing.
Além de ocupar seu merecido espaço, em algumas agências e grupos multinacionais elas são maioria no quadro de funcionários e nas equipes de liderança, inclusive presidência.
Mulheres igualmente se destacam em produtoras de filmes e conteúdo, agências digitais, de promoção, PR, no comando do Marketing de grandes anunciantes e na presidência de empresas e entidades do setor.
Nesta semana do Dia Internacional da Mulher, gostaria de homenagear todas elas, representadas aqui por duas personalidades da propaganda brasileira, Christina Carvalho Pinto e Dona Zezé, a Moça do Café.
Uma é fictícia, criada em 1975 pelo cartunista Heliodoro Bastos Filho, o talentoso Dorinho, e representou, talvez sem perceber, o empoderamento feminino na Publicidade.
Dona Zezé, a Moça do Café, que ganhou até livro editado em 2015 pelo desenhista, arquiteto e professor da USP, vai completar 50 anos sempre como contraponto aos funcionários da agência em que trabalha.
Perspicaz, inteligente e observadora, suas tiradas não poupam ninguém, do estagiário Zé Mário ao seu Valência, dono da agência, passando por Salomão, o diretor de Criação.
E em nome de todas as profissionais reais do mercado, que vencem batalhas diárias pelo reconhecimento, gostaria de destacar Christina Carvalho Pinto, primeira mulher na América Latina a presidir um grupo multinacional, liderando como sócia entre 1989 e 1996 a Young & Rubicam no Brasil.
Depois de se surgir como redatora de grande potencial criativo e ser assim percebida por seu trabalho e prêmios na Norton e comandar a Y&R, também se revelou empresária de sucesso com sua própria agência, a Full Jazz.
Christina foi eleita duas vezes “A Mulher Mais Influente do Brasil no setor de Marketing e Publicidade”, em 2004 e 2006, pelos assinantes da revista Forbes.
Em 2005 foi escolhida como “Um dos Dez Maiores Empreendedores Brasileiros”, pela revista Empreendedor. E em votação aberta pela internet, Christina foi eleita “Profissional de Maior Significado para a Criação Publicitária no Brasil nos últimos 20 Anos”, em 2006.
Atualmente, preside a Hollun, consultoria de Branding, Marketing e Cultura Organizacional, e atua ainda como produtora de conteúdo inovador e transformador para todas as mídias, contabilizando mais de 400 programas de TV e rádio produzidos e exibidos.