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CONTRA O MACHISMO NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Publicado emEnquanto a sociedade luta pela igualdade de gênero, a Inteligência Artificial e seus algoritmos estão parados no tempo. Não conseguem enxergar mulheres ocupando cargos de liderança na mesma proporção que os homens.
Óticas Diniz, que visa proporcionar uma boa visão às pessoas e que além de comando feminino tem mais de 50% das lojas comandadas por diretoras franqueadas, lançou a campanha “Nem tão inteligente assim”, criada pela Heads Propaganda.
A liderança feminina na empresa inclui presidência, diretoria de marketing e comunicação, diretoria de implantação e operações, além de 70% da gestão.
A peça usa imagens geradas através de inteligência artificial. Os resultados refletem as respostas a comandos como mostrar alguém com cargo de CEO, uma pessoa de negócios e que fundou uma startup, todos homens. O texto conclui “Enquanto só enxergar homens, nenhuma inteligência artificial vai ser tão inteligente assim”.
“Para as Óticas Diniz, a igualdade é um assunto fundamental. Prezamos pelo respeito e acreditamos que o melhor caminho é buscar o conhecimento e promover reflexões sobre o tema. Realizamos eventos internos que tratam amplamente da pauta diversidade e abrangem toda a rede. A conscientização é o primeiro passo”, diz Luciane Gomes, diretora de Marketing da empresa.
“Todo algoritmo carrega um pouco dos valores de quem os construiu. Se veio de uma sociedade com estereótipos, ele vai trazer isso. Penso que a discussão agora, que todo mundo tem acesso à inteligência artificial, se torna fundamental. Os algoritmos são opiniões embutidas em matemática”, afirma Rafael Merel, CCO da Heads.
A campanha faz parte da plataforma #EnxergueComRespeito, que a empresa usa para causas sociais, como foi o caso da Flanela do Respeito no Dia do Orgulho LGBTQIA+.