Entidades

“CHANGE STORM” CONFIRMA OBJETIVOS DO SINAPRO-SP

Publicado em
Godoy e Tourinho: compromisso com inclusão

Conforme levantamento do Observatório da Diversidade da Propaganda, apenas 15% entre CEOs e presidentes de agências são mulheres. Menos ainda, 8% são negros ou pardos, não há mulheres negras, 23% tem 50 anos ou mais. Em cargos de liderança, 49,8% são mulheres, 10% negros ou pardos, 4,6% mulheres negras e só 6% tem idade acima de 50 anos.

Esses dados foram apresentados em palestra de Liliane Rocha, CEO e fundadora da Gestão Kairós e autora do livro “Como ser um líder inclusivo”, durante o evento “Change Storm” promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de SP na última terça-feira no Jockey Club da capital paulista.

O evento deu início às comemorações do aniversário de 80 anos do Sinapro-SP e marcou a posse da nova diretoria paa o biênio 2023/2026. O tema Inclusão e Diversidade é prioridade na gestão do presidente Roberto Tourinho e de seu vice Dudu Godoy.

A nova diretoria conta com a participação de mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAPN+, e representantes das áreas de criação e planejamento.

“Queremos trazer a participação de profissionais que podem defender a narrativa da diversidade. Isto faz parte da proposta de qualificar as pessoas com foco na diversidade”, disse Tourinho.

Segundo a palestrante Liliane Rocha, os dados do estudo apresentado mostram o descompasso entre a realidade das agências e os desafios que elas têm para viabilizar uma comunicação mais inclusiva.

“Quando vemos esses números, é possível perceber porque temos tantos problemas com campanhas que acabam reproduzindo vieses inconscientes, estereótipos e percepções obsoletas, que trazem equívocos e impactam a diversidade”, explicou.

“Esaa situação requer que se assumam compromissos efetivos para impulsionar a representatividade da demografia brasileira, proporcionalmente, nas agências do País”, afirmou.

Entre os componentes da nova diretoria, atuarão profissionais diversos e engajados no tema, como Tatiana Marinho, sócia e CEO da agência Gana, Ary Nogueira, sócio e Diretor de Criação da Gana, Felipe Simi, CEO/Creative Charmain da Soko, Ronaldo Severino, CFO da Suno United Creators, Ana Coutinho, VP de Negócios da Galeria e Ester Parreira, sócia Diretora da House Criativa Comunicação.

Outra missão da nova diretoria do Sinapro-SP será aproximar a entidade das Universidades, ONGs, Coletivos e outras instituições com as quais o sindicato poderá trocar experiências mútuas no sentido de melhorar os modelos de gestão das agências filiadas e debater os temas da Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Humano e Inovação.