Inovação
BATATA DE R$ 100 MIL CONTRA O DESPERDÍCIO
Publicado emPesquisa encomendada pela Hellmann’s, marca líder da categoria de maionese da Unilever, mostrou que 82% de 867 pessoas de todas as classes sociais, descartaram algum tipo de alimento nos últimos 30 dias.
O levantamento, realizado pela Opinion Box em julho, com consumidores de todas as regiões do país, comprovou a preocupação da marca com o desperdício de comida.
Diante desse quadro, Hellmann’s, em parceria com a agência Ogilvy, decidiu realizar um experimento inusitado, em uma galeria de arte, quando uma batata foi oferecida em leilão com valor inicial de R$ 1.630,00.
Com a participação de atores, ao final o tubérculo foi arrematado por R$ 100 mil, valor destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e que integra o montante de R$ 1,7 milhão que a marca já doou para esse fim entre 2021 e 2023.
A pesquisa também apontou que o problema do desperdício de alimentos se agrava quanto mais jovem e de maior renda o público entrevistado. Por outro lado, a boa notícia é que 60% das pessoas se consideram ativas em relação ao tema.
E embora pareça que ninguém quer jogar comida no lixo, por desatenção, hábito ou correria do dia a dia, quase metade dos respondentes afirmam deixar ingredientes e sobras ainda em bom estado de consumo envelhecerem e estragarem na geladeira
O “Leilão da Batata” teve o objetivo que conscientizar o público que comida é boa demais para ser desperdiçada. O vídeo da ação está disponível nas redes sociais de Hellmann’s.
Em resposta a esse cenário, e tendo em vista que segunda-feira é o dia da semana com maior propensão ao desperdício, de acordo com os participantes da pesquisa, Hellmann’s lançou recentemente a campanha “Segunda-feira Sem Desperdício”.
O movimento de mudança de comportamento, também idealizado pela agência Ogilvy Brasil, pretende fazer do primeiro dia da semana um momento de transformar aqueles itens que já estão na geladeira há um tempo, mas ainda em perfeita condição de consumo, em novas refeições.
“Os achados da nossa pesquisa vão além de números frios e mostram, de fato, como e por que o descarte de comidas acontece no dia a dia dos brasileiros. Munidos com esse mapeamento, criamos um movimento que conscientiza e estimula os brasileiros a valorizarem verdadeiramente os alimentos e a darem uma segunda chance àqueles que estão parados na geladeira e que podem se transformar em refeições simples e deliciosas”, explica a diretora de Marketing de Hellmann’s no Brasil, Carolina Riotto.
“Para chamar atenção ao tema e gerar reflexões propositivas, decidimos hackear esse espaço de leilões, que é reservado para itens caros e de luxo, para incentivar as pessoas a refletirem sobre o valor dos alimentos e combater seu desperdício”, completa.
Criação de Junior Silveira, Helena Passos, Vinicius Maia e Tales Shibata, com direção criativa de Danilo Dualiby, direção executiva de Teco Cipriano e direção geral de Sergio Mugnaini.
Produção da Sagaz, com direção de João Paulo Bertol, fotografia de Luiz Maximiano e produção executiva de Silvia Sivieri. Áudio da Hefty, com produção de Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa, e Loud+, com direção musical de Gustavo Garbato e Felipe Kim.