Campanhas

UNICA DESVENDA MITOS E DEFENDE O ETANOL

Publicado em

A União da Indústria de Cana de Açúcar e Bioenergia-UNICA, lança campanha para estimular consumo de etanol e acelerar transição energética no Brasil.

Estrelada pelo humorista Rafael Portugal, a ação criada pela agência Jotacom visa divulgar os benefícios econômicos e vantagens ambientais no uso do biocombustível. Também combate mitos sobre prejuízos da utilização do etanol.

A campanha está na TV e também usará influenciadores nas redes sociais. Com o bordão “Vai de Etanol”, serão veiculados vídeos e spots de rádio nos principais centros de consumo de etanol do Brasil.

“A iniciativa ocorre em decorrência da necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa,” explica Evandro Gussi, presidente da UNICA.

Entre março de 2003 e o fim de 2023, com utilização de motores flex, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2.

Em setembro, durante a reunião de cúpula do G-20, em Nova Déli, Brasil, Índia, Estados Unidos e outros 19 países e 12 organizações internacionais, lançaram a Aliança Global para os Biocombustíveis. O projeto tem o objetivo de fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis no mundo, tendo o Brasil como uma das referências em tecnologia e boas práticas.

Os roteiros da TV foram pensados para englobar os mais diversos públicos. Desde motoristas de táxi e aplicativos, idosos, mulheres executivas, aficionados por carros e até mesmo os frentistas dos postos.

“Também teremos um site exclusivo da campanha, o vaideetanol.com.br. Além de reunir todos os vídeos e spots de rádio, decidimos incluir uma série de mitos e verdades sobre o etanol, uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com etanol e até um quiz para medir o grau de conhecimento dos motoristas”, afirma Patrícia Audi, diretora-executiva da UNICA.

“Vamos derrubar alguns mitos que ainda existem, como o que o etanol prejudica o motor, que polui mais, que é ruim no inverno, entre tantos outros. Ao final, perguntamos: e aí, vai de etanol?”, afirma Fábio Mello, VP de Criação da Jotacom.

“Esse foi um job diferente, 10 filmes com versões em 2 dias de gravação, e ficaram lindos . Além do desafio de filmar com Rafael Portugal,  em postos de gasolina  e driblar os fãs dele, o assunto impactou a todos. O etanol é o combustível mais limpo que temos disponível no nosso país de forma abundante. Temos que ficar atentos a isso. Fico orgulhoso de ter feito parte dessa história e trazer essa comunicação para a população”, conta Drico Mello, diretor de cena da Santería.

Pesquisas indicam que ainda existe desconhecimento sobre as vantagens do uso de etanol nos veículos. Além de esclarecer essas dúvidas, os filmes tratam das vantagens ambientais, sociais e econômica do biocombustível.

Há da quem pense que seja necessário intercalar os combustíveis ou mesmo esperar que um acabe para poder usar o seguinte. O motor flex foi desenvolvido para trabalhar com ambos combustíveis, em qualquer nível. O veículo pode passar a vida inteira rodando somente com etanol, sem qualquer tipo de prejuízo aos componentes ou perdas de rendimento.

Existe ainda o mito do funcionamento prejudicado nos períodos de temperaturas mais baixas. Nos carros da década de 80, essa era uma realidade. Contudo, o carro consegue funcionar mesmo em condições mais frias, pois todo veículo flex ou movido a etanol tem um sistema de partida a frio, que aquece o etanol próximo ao bico injetor.

Produção da Santeria, com direção de Drico Mello e fotografia de Eduardo Lopes Fortes. Áudio da Lira Música.