Inspiração
NÃO FOI NA TV
Publicado emComo um comercial, em poucos segundos, podia explicar tanto sobre política, nazismo, imprensa e democracia?
O filme “Hitler”, porém, Fábio Seidl não viu na TV, mas numa aula de Geografia, em 1988.
Ali, o atual diretor executivo global de Criação da Meta, baseado em Nova York, decidiu ser publicitário.
O redator carioca que iniciou sua carreira em sua cidade ganhou o mundo. Do Rio de Janeiro foi parar em Lisboa, na McCann portuguesa.
De volta ao Brasil trabalhou na própria McCann, na Africa e na Ogilvy.
Em 2013 começou sua trajetória no mercado norte-americano na Leo Burnett de Chicago.
Depois, já em Nova York, passou pela DDB, VMLY&R e 360i Dentsu até chegar à Meta.
Em sua carreira, criou para marcas globais como Absolut, Coca-Cola, GM, New Balance, P&G e Unilever e já conquistou mais de 20 Leões no Cannes Lions.
Além da publicidade, também já gravou três álbuns de rock com sua banda, filmou alguns curtas-metragens e videoclipes e realizou um documentário completo.
“Hitler”, o comercial que o inspirou, foi criado na W/Brasil com texto de Nizan Guanaes, direção de arte de Gabriel Zellmeister, direção criativa de Washington Olivetto, produzido por Andres Bukowinski e com locução de Ferreira Martins. Ganhou Leão de Ouro em Cannes em 1989.
Em 1999 a revista inglesa “Shots” o elegeu um dos 5 comerciais do século. Foi o único brasileiro entre os 40 finalistas.
Neste vídeo produzido e editado pela Other Filmes, Seidl conta sua história e sua paixão pela publicidade.