Inspiração
UMA DE LÁ, OUTRA DAQUI
Publicado emNo final dos anos 60 e início da década de 70, entre as grandes multinacionais norte-americanas que dominavam o mercado global da publicidade, uma agência de perfil diferenciado, criativo, a Doyle Dane Bernbach, se destacava com suas icônicas campanhas para a Volkswagen.
Washington Olivetto apenas iniciava sua carreira, embora logo no começo já havia ganho um Leão de Bronze em Cannes com um comercial para Deca.
Além de se inspirar no trabalho da DDB para o Beetle da Volks, o nosso Fusca, ele também olhava muito para a propaganda nacional. E elegeu a campanha da cerveja Antarctica como referência.
A trajetória meteórica de Olivetto inclui o primeiro Leão de Ouro da propaganda brasileira em Cannes, com o filme “Homem de 40 anos”, já então na DPZ, onde por 14 anos brilhou em parceria com Francesc Petit.
A dupla criou nada menos do que o personagem Garoto Bombril, que figura no Guinness Book como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar, estrelando mais de 340 filmes.
Olivetto ganhou mais de 50 Leões somente na categoria “Filmes” do Festival de Cannes. Foi o único latino-americano a ganhar o Grand Prix do Clio Awards em 2001, com o comercial “A Semana” para a revista Época.
Da DPZ saiu para abrir a W/GGK, depois a WBrasil, WMcCann e McCann World Group, em Londres, onde vive hoje. Vem ao Brasil especialmente para gravar episódios do seu WCast, projeto ao qual se dedica atualmente.
Sua relação de sucessos é imensa, mas sempre é bom lembrar que os
filmes “Primeiro Sutiã” (1987), para a Valisère, e “Hitler” (1989), para a Folha de S.Paulo, da sua W/Brasil, são os únicos comerciais brasileiros a constarem na lista mundial dos 100 maiores de todos os tempos.
Neste vídeo produzido e editado pela Other Filmes, ele fala das campanhas que sempre o inspiraram.