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NÃO CONSUMA ESCRAVIDÃO

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Campanha que combate a escravidão no campo, criada pela agência carioca Quintal para a Comissão Pastoral da Terra, é composta por filmes, anúncios digitais, DOOH, rádio e plataformas de áudio.

Objetivo é mostrar que a situação no país está longe de ter um fim. Em 2023, mais de 3 mil trabalhadores escravizados foram libertados no Brasil. Esse é um dado recorde e recém-divulgado pelo relatório Conflitos no Campo, organizado pela CPT que está na sua 38ª edição.

As peças fazem uma relação com as atividades que ainda utilizam mão de obra escrava e o efeito amargo que os produtos deveriam causar na sociedade.

A Comissão Pastoral da Terra nasceu em Goiânia, em junho de 1975, durante o Encontro de Bispos e Prelados da Amazônia, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Foi fundada em plena ditadura militar, como resposta à grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia, explorados em seu trabalho, submetidos a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam.

“Apesar da escravidão moderna estar mais presente na zona rural é na cidade que o produto dessa cadeia se realiza. Pode estar na mesa da cozinha, no nosso armário, na churrascaria da rua. Bem mais perto da gente do que imaginamos. A campanha busca causar indignação e provocar as empresas a terem um olhar mais atento às suas cadeias produtivas”, diz Leonardo Brossa, sócio e planejador da Quintal.

A campanha utiliza uma metalinguagem da comunicação de cada um dos setores abordados, entre eles a indústria do café, pecuária, têxtil e vinicultura, criando um estranhamento e incômodo nas pessoas ao perceberam que tem alguma coisa fora de ordem e convidando elas a ajudarem no combate a esse crime.

“Os números do relatório desse ano são alarmantes, mostrando que a situação da violência no campo tende a se agravar. Sabemos também que a quantidade de resgates é diretamente proporcional aos esforços destinados a esse combate. Por isso, decidimos que era hora de pedirmos apoio à sociedade e essa campanha foi a forma que encontramos para buscar doadores que apoiem nossa causa”, explica Isolete Wichinieski, coordenadora Nacional da Comissão Pastoral da Terra.

Criação de Rafael Ferrer, Luiz Eduardo Kuhner e Brendon Bravo, com direção criativa de Ferrer e Daniel Ferreira.

Produção da Silence, com direção de Dudu Lopes. Áudio da Lira Música, com soundesig de Bruno Sumann e direção executiva de Marcio Espinosa.

Aprovação de Heloísa Sousa e Isolete Wichinieski.