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DEVASSA INVESTE NO NORDESTE

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Embora lançada em Curitiba, capital paranaense, Devassa vem tentando se posicionar com uma cerveja da região Nordeste do país. Criada artesanalmente em 2002, foi adquirida pela Brasil Kirin em 2007 e desde 2017 pertence ao portfólio da Heineken.

A denominada “Bem Loura”, considerada na época uma bebida de baixa qualidade, foi reposicionada em 2026 como “Tropical Beer” e passou ser produzida com puro malte.

Na onde do São João, a marca celebrou parceria exclusiva com a Lacra Ordinária, empresa famosa por sua singularidade em representar a região do Nordeste do Brasil em suas estampas e modelos de vestuário.

Criada pelo HNK Lab, operação da WPP responsável por todo o conteúdo criativo das cervejas Amstel, Devassa e Sol, campanha “Camisetassa”, traz a assinatura “Com Devassa, o São João Fica Massa”, e apresenta cinco modelos exclusivos de camisetas, com as frases Alma Nordestina, Coração de São João, Balancê é massa, xêro no cangote.

O histórico da marca no mercado brasileiro é recheado de polêmicas. A primeira campanha foi estrelada pela socialite Paris Hilton, gerando protestos por grupos de defesa dos direitos das mulheres e que acabou vetada pelo Conar.

Na sequência, foram eleitas como garotas-propaganda a cantora Sandy e a atriz Alinne Moraes, e entre elas a cerveja lançou campanha com empresário Hugh Hefner, criador da revista Playboy.

“A ideia traduz a essência de Devassa, que é ser uma voz genuína no norte e no nordeste. Seja nos pontos de contato de mídia, estrategicamente escolhidos para convidar as pessoas para um São João mais massa, ou via collab, onde usamos a cultura das camisetas. E o que vemos é Devassa ocupando um lugar de autenticidade e de verdade nesses locais”, diz Giovanna Abreu, gerente de Marketing de Devassa

Além da forte identidade do nordeste e da festa de São João, a campanha também apostou na força dos influenciadores regionais a partir de uma estratégia e do mapeamento feito pela agência KELE AG para conectar a iniciativa com o público.

“Devassa não poderia ficar de fora da maior festividade da região, e a collab com a Lacra Ordinária reúne diversos elementos icônicos: uma marca de um artista cearense, estampas exaltando o São João e uma cerveja produzida e distribuída exclusivamente regiões nordeste e norte”,explica Nina Kobayashi, diretora de Conteúdo do HNK Lab.

A campanha “Camisetassa” também englobou outras estratégias para promover a data, como um jingle com o artista Carlinhos que se apresentou no festival de Caruaru para performar a música.

Para impulsionar a mensagem diante o público a marca utiliza mídia exterior, além de ter uma OOH digital no aeroporto de Recife na saída da área de desembarque.