Eventos
FESTIVAL CONVOCA FÃS DE MULHERES NEGRAS
Publicado emCom o tema “Vem Ser Fã Das Mulheres Negras”, o Festival Latinidades, com patrocínio da Ambev e Correios, vai celebrar no Brasil em 25 de julho o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha.
A programação inclui música, literatura, dança, moda, feira afro e amplifica o debate sobre a regularização e o reconhecimento como patrimônio cultural do trabalho de trancistas.
A 17ª edição do evento será realizada em Brasília, Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado em Goiás.
O dia 15 de julho foi instituído no Brasil pela Lei nº 12.987 e homenageia também Tereza de Benguela, uma das principais mulheres símbolo de resistência liderança na luta contra a escravização.
A população negra no Brasil corresponde a 54%, segundo o IBGE. De acordo com a Associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes e é a parcelaque mais sofre com a pobreza.
O Latinidades, idealizado por Jaqueline Fernandes, é uma iniciativa continuada de promoção de equidade de raça, gênero, plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.
Neste ano, o evento faz um chamado pelo reconhecimento e celebração da força transformadora das mulheres negras.
“Ser fã de mulheres negras em uma sociedade racista e machista é revolucionário. Em todas as edições do Latinidades, nosso objetivo é resgatar e evidenciar o papel fundamental das mulheres negras no desenvolvimento da sociedade e na conquista de direitos”, diz Jaqueline.
A edição 2024 homenageará mulheres que abriram caminhos para artistas negras no Brasil e no mundo, como a rainha do reggae Rita Marley, cantora cubana e CEO de fundações em prol da luta contra pobreza e a fome, Sister Nancy, cantora, compositora e DJ jamaicana, conhecida como a rainha do dancehall, a mãe da bossa nova Alaíde Costa, e Sandra Sá, artista brasileira, intitulada a rainha do soul.
Em parceria com a Confraria dos Pretos, uma ação afirmativa idealizada por jovens negros de diversas áreas do conhecimento, o Festival Latinidades volta a São Paulo para uma festa especial em comemoração ao Mês da Mulher Negra. No dia 26 de julho, La Dame Blanche apresentará suas influências afro-cubanas nativas com batidas de hip hop, trap, reggae e reggaeton no palco da casa de shows Cine Joia.
Brasília, cidade original do Latinidades, recebe o festival a partir do dia 25 de julho, com patrocínio especial da Ambev, quando será inaugurada a exposição interativa-imersiva Afrolatinas – 30 anos em Movimentos, no Museu Nacional da República, que contará a história do Dia da Mulher Negra e das lutas coletivas após 30 anos de sua criação.
Resgatando a estratégia de engajamento para a realização do I Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, que ocorreu na República Dominicana em 1992, o Festival Latinidades firmou uma parceria inédita com o Correios.
O público presente à programação no Museu Nacional da República será convidado a escrever uma carta para uma mulher negra que admire e enviá-la, utilizando um selo criado especialmente para a celebração do Dia da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha, estabelecido durante o evento de 30 anos atrás.