FIAP 2024
PRESIDENTES DE JÚRI FALAM DE EXPECTATIVAS
Publicado emSob o comando de Mara Fernandez, Chief Transformation Officer da PRODU, empresa de conteúdo de comunicação para a América Latina, e diretora geral do FIAP, os presidentes dos quatro grandes júris comentaram sobre suas expectativas quanto aos trabalhos que concorreram nesta 55ª edição do evento.
O webinar “Face to Face”que reuniu os comandantes dos júris de Formatos, Inovação, Anúncios e Produção do Festival Ibero Americano de Criatividade como tema central a “Inteligência Criativa.
Participaram Anna Roca, diretora geral da Proximity Barcelona, que preside a disciplina de Formatos, Andrés Ordóñez, Diretor Global de Criação da FCB, EUA, em Inovação, Erh Ray, CEO Fundador e CCO da BETC Havas, Brasil, Anúncios; e Manuel Camacho, presidente e sócio fundador da LaDoblevida, México, que lidera a Produção.
Roca destacou que os desafios da indústria são muitos e os modelos estão mudando. “O maior desafio é o tempo, porque eles exigem criativos mais rápidos e a indústria precisa de tempo para criar.”
Para Ordoñez, o desafio mais importante é a eficiência. “Os clientes devem ser educados, porque a tecnologia encurta o tempo para a criatividade.”
Erh Ray ressaltou que a busca pela ideia é fundamental. “Com a adaptação da inovação tecnológica, há necessidade de criar ideias muito competitivas no mercado, mas o talento é o mais importante, porque as máquinas dependem de pessoas e de experiências no desenvolvimento de ideias”.
“O mais importante é ser visto, ser diferente e ser relevante, emocionar”, acrescentou Camacho.
Em relação à forma como veem o impacto da IA na criação de peças publicitárias, destacaram o fator humano e o retorno ao que é essencial, ao que é feito à mão.
Para a Roca, a IA é outro membro da equipe, que substitui tarefas e não capacidades humanas. “É necessária a combinação do humano e do tecnológico para saber como utilizar a IA, onde é muito importante considerar questões básicas que devem ser abordadas primeiro, como a ética e os direitos de autor na utilização da IA.”
Já para Ray o julgamento humano é essencial na indústria da criatividade, pois cada pessoa tem critérios. “Sempre tenho que me posicionar como ser humano diante da tecnologia. A IA acelera os tempos de criação, mas a experiência de cada pessoa influencia a pesquisa eficiente em IA. Por exemplo, a Geração Z procura afastar-se das redes, do digital, para procurar experiências off-line e artesanais.”
Ordoñez acrescentou que devemos aceitar a IA e brincar mais com ela a cada dia. “Eles estão nos dando um belo e grande desafio. Se formos bons criativos, a máquina não vai nos vencer, ela vai nos ajudar a gerar uma barra bem diferenciada de criatividade.”
Camacho concluiu que se trata de uma novidade que substituirá certas funções como o aluguer de imagens, mas ao nível das ideias o ser humano vai ser um factor chave. “O talento e o julgamento humano continuarão a ser celebrados e valorizados.”
Como moderadora do webinar, Mara Fernandez destacou a evolução tecnológica na indústria publicitária, destacando uma frase poderosa de Camacho para alcançar a inovação: “Apaixone-se pelo problema e não pela solução”.
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