Cinema

O MURO QUE DIVIDIU O BRASIL

Publicado em
Clique na imagem para ampliar

A polarização política que tomou conta do país inspirou o curta “2 Brasis”, que estreia mundial marcada para o próximo mês de setembro de no Inffinito Brazilian Film Festival, em Miami.

Pproduzido pela Pródigo Filmes em parceria com o estúdio criativo AKQA Casa e pelo programa Soma+, plataforma de Impacto da agência focada na expansão do conhecimento profissional e na inclusão de pessoas negras, indígenas e periféricas no mercado criativo. O projeto também teve apoio da Hefty Audio, Clan VFX, Zebra 3D Studio
.

Essa é a primeira obra de ficção da AKQA Casa, realizada quando o estúdio completa dez anos de operação no Brasil.

A história é baseada em um hipotético decreto do presidente da República colocado em votação popular, que resulta na divisão em Brasil do Sul e Brasil do Norte, com um muro que corta o país de ponta a ponta.

O filme “2Brasis” é co-dirigido por Carol AÓ e Helder Fruteira, que compõem a dupla BLUE, da Pródigo Filmes.

Thainá Duarte (“Cangaço Novo”) é a protagonista e a trama se passa num futuro distópico do Brasil. Também fazem parte do elenco os atores Paulo Miklos (Ex-Titãs) e Gilda Nomacce (“Cidade Invisível”).

“Foi um grande desafio dar vida a esta história incrível. E eu não poderia estar mais animada em ter realizado esse filme com os alunos do Soma+, um projeto muito especial criado aqui dentro do estúdio”, diz Paula Santana, Head de projetos especiais da AKQA Casa.

O filme aborda a temática da divisão regional no Brasil, inspirada em movimentos separatistas que existem hoje e consideram o Sul e Sudeste como “locomotivas” econômicas e o Norte e Nordeste como regiões dependentes de políticas sociais.

O tem surgiu a partir de pesquisas, troca de convivência de pessoas com diferentes matizes de pensamento. Os alunos do Soma+, profissionais multifacetados, de diferentes regiões do Brasil, atuam na área de criação (Dandara Fernandes, Del Nunes), produção (Cauê Bernardo), atendimento (Simone Braz) e estratégia (Jonathan Reis).

“Nosso desejo para este filme, que trata de um Brasil polarizado, foi imaginar novas maneiras de enxergar e retratar o país. Para ilustrar essa desigualdade entre regiões, contrastamos o Brasil do Norte, com suas cores vibrantes, escassez e riqueza cultural, com a fronteira, uma zona marcada pela desesperança e pela burocracia que valoriza apenas o comércio”, diz Helder Fruteira.

“Estrela Dalva, a protagonista, representa todo um movimento pulsante, que acredita em um Brasil sem fronteiras, onde o povo é soberano, e por isso o convoca a decidir o próprio futuro. Nela concentramos grande parte do nosso tempo de câmera, assim conduzindo a nossa história com uma figura central que reforça a importância de sempre acreditar na força e na união da nação”, explica Carol AÓ.

“Foi muito bom produzir esse projeto em parceria com a equipe da AKQA Casa e toda a turma do Soma+. Desde que recebemos o convite sabíamos do potencial desse produto, que agora queremos que se torne algo maior e bastante expressivo. Temos em mãos um potente curta-metragem que prova que nosso conceito sobre o tema foi certeiro”, ressalta Beto Gauss, CEO e produtor da Pródigo Filmes.