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IPSOS CONFIRMA O PODER FEMININO

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Gisele: no topo, uma das mais requisitadas pela Publicidade

Pesquisa “Most Influential Celebrities”, da Ipsos, aponta a liderança do gênero feminino entre as personalidades brasileiras. Neste 2024, foram realizadas 2 mil entrevistas online, avaliando 200 celebridades, em 40 atributos.

O estudo realizado há sete anos no Brasil analisa a influência de celebridades e influenciadores digitais em diferentes atributos de imagem e seus respectivos alinhamentos como porta-vozes de marcas.

A modelo Gisele Bündchen, uma das personalidades mais requisitadas pela Publicidade, embaixadora do C6 Bank e várias outras marcas, comanda o Top Five da pesquisa, seguida pela campeã olímpica Rebeca Andrade, pela artista Liniker, que através da música celebrara diversidade, pela jornalista Jout Jout e pela cantora Iza.

Entre as 10 celebridades mais influentes, nove são mulheres, incluindo uma mulher trans e quatro mulheres negras, o que também reflete uma busca crescente por representatividade.

Em razão da excelente performance feminina nos Jogos de Paris, a skatista Rayssa Leal e a jogadora de futebol Marta Silva são outras duas mulheres que aparecem bem colocadas no ranking geral da pesquisa.

A cantora Anitta apresentou um significativo crescimento, passando da 86ª posição em 2023 para o 14º lugar neste ano. A melhora na posição no ranking geral da cantora é especialmente impulsionada por atributos ligados aos drivers de modernidade e forte conexão com o público jovem.

“A influência de Anitta não se destaca apenas por suas conquistas individuais, mas também pela habilidade de inspirar e estabelecer conexões autênticas com o público. A diversidade nas trajetórias e histórias dessas personalidades reflete uma nova era de influência, onde a autenticidade e o impacto social ganham cada vez mais importância”, diz Mariana Andrade, gerente sênior da Ipsos e responsável pela pesquisa.

A ascensão dos influenciadores digitais também é destaque do ranking. Nomes como os atores e comediantes Rafael Portugal, Fábio Porchat e o influenciador Iberê Tenório, único homem no top 10 do estudo, se sobressaem nos atributos dos drivers de carisma e conexão com o público jovem.

Em 2024, o conceito de influência no Brasil passou por uma transformação significativa e revela uma mudança no perfil das figuras públicas mais influentes, com a autenticidade e a confiança substituindo a valorização da beleza, que predominava em 2023.

“Para as marcas, a evolução no perfil das figuras influentes representa uma oportunidade estratégica para as marcas. Ao se alinharem com personalidades que compartilham valores autênticos e estabelecem conexões genuínas com o público, as empresas podem criar campanhas mais impactantes e relevantes. Adaptar-se a essas novas dinâmicas é fundamental para construir relacionamentos mais profundos e eficazes com os consumidores”, explica Mariana Andrade.

A pesquisa evidencia a importância das redes sociais na definição da influência. Plataformas como TikTok, Instagram, YouTube e Facebook superaram a televisão como principais fontes de informação sobre celebridades, transformando como a fama é construída e consumida.

Em 2017, 46% das pessoas usavam a televisão aberta como veículo para se informar sobre celebridades, era o 3º principal canal. Hoje, a TV ocupa a 5ª posição entre os meios mais usados para seguir celebridades, atrás de redes como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

“Comparando as métricas das celebridades de 2024 com o ranking de 2021, observamos que a porcentagem de atores e atrizes entre os 30 mais influentes caiu 40%, enquanto a quantidade de influenciadores cresceu na mesma proporção”, explica Mariana.

“Além disso, o impacto do contexto é evidente, com os atletas ganhando destaque e representando 17% das celebridades mais influentes em 2024. O estudo MIC vai além de um simples ranking, oferecendo insights valiosos para as empresas que buscam parcerias com celebridades. A escolha de um porta-voz deve considerar não apenas o score de influência, mas também a compatibilidade com a marca, a credibilidade e a capacidade de transmitir mensagens de forma autêntica”, completa a executiva.