Festivais

EL OJO HOMENAGEIA CRIATIVO COLOMBIANO

Publicado em
José Miguel Sokoloff

O período de 20 anos a partir de 1996 que marcou a ascensão da propaganda colombiana na criatividade iberoamericana coincidiu com a atuação da Lowe/SSP3, com sede em Bogotá.

Joé Miguel Sokoloff, hoje presidente do Conselho Criativo Mundial da MullenLowe e CEO Global e CCO da conta da Unilever para no grupo IPG, foi um dos fundadores da agência que conquistou seus mais importantes prêmios internacionais.

Sokoloff é o primeiro nome a ser anunciado como homenageado no Salão de Honra do Talento Latino do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024.

Criado em 2022, o Salão de Honra é um reconhecimento que tem como objetivo consagrar profissionais que ao longo de suas carreiras se destacaram nessas quase três décadas do Festival. A 27ª edição do El Ojo ocorrerá entre 14 e 16 de novembro, em Buenos Aires, Argentina.

Como líder, Sokoloff não tem medo de experimentar ideias e narrativas que ultrapassem os limites da publicidade e da comunicação convencionais. Previsibilidade não é a sua praia. Em longos anos de carreira, tem viajado pelo mundo observando e absorvendo a cultura criativa enquanto orienta talentos em nível global.

Sokoloff nasceu em Medellín, mas cresceu em Bogotá, onde foi educado desde criança até formar-se em Administração de Empresas. Depois, ingressou na agência Leo Burnett como estagiário no departamento de mídia. Quatro anos depois, foi nomeado Vice-Presidente e Diretor Geral de Criação, onde liderou a criação de campanhas icônicas para clientes como Postobón, Nacional de Chocolates, Procter & Gamble, Kimberly-Clark e Davivienda.

Em 1996, ao lado de Francisco Samper, Humberto Polar e Rafael Mora, criou a SokoloffSamperPolarMora, que mais tarde tornou-se a SSP3. A agência rapidamente conquistou o primeiro lugar em criatividade e foi uma das três maiores agências do mercado em menos de três anos, posição que ocupa até hoje.

No El Ojo de Iberoamérica, foi reconhecida como Melhor Agência da Colômbia em 1999, prêmio que voltou a ganhar consecutivamente em 2003, 2004, 2005 e 2006.

Em 2002 Sokoloff tornou-se o primeiro latino a ingressar no Conselho Criativo da Rede Lowe. E em 2011 foi nomeado presidente do Conselho Criativo Mundial da Rede Lowe and Partners, tornando-se o primeiro colombiano a liderar a criatividade de uma rede global.

Durante 10 anos, José Miguel e equipe criaram campanhas com mensagens para incentivar a desmobilização dos integrantes das FARC, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, conseguindo o retorno à vida civil de mais de 18 mil guerrilheiros.

Sua campanha de maior sucesso em premiações foi “Ríos de Luz“, convidando cidadãos à desmobilização por meio de mensagens dentro de bolas luminosas enviadas ao outro lado de um rio.

Com “Ríos de luz” ganhou também o Lápis Preto da Década, reconhecido como a melhor campanha daquela década pelo Festival D&AD. A campanha foi reconhecida com o GP de Inovação no Cannes Lions naquele mesmo ano, o primeiro da América Latina.

A campanha foi premiada com o Gran Ojo Via Pública 2012, que também marcou por ser a continuação da “Operación Navidad’, vencedora do Gran Ojo Directo 2011. A esses dois GPs, somou-se o Gran Ojo Directo 2018 em “Mi Línea’, para o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações / Google Colômbia.

O criativo liderou inúmeros júris do setor, entre eles foi presidente do júri do El Ojo Rádio em 2011, participou como júri do Titanium Lions, em Cannes, em 2013, presidiu o júri da categoria Outdoor no Cannes Lions 2014 e a categoria Rádio e Áudio no Cannes Lions 2019, além de ter sido presidente do El Ojo Via Pública em 2017 e 2019.

Nos anos anteriores, os homenageados no Salão de Honra do El Ojo foram Marcello Serpa e Agulla & Baccetti (2022), e Toni Segarra e Ana María Olabuenaga (2023).

“O Salão de Honra do Talento Latino é um espaço que criamos há três anos dentro do El Ojo para que possamos reverenciar os líderes que fazem parte desses 27 anos de encontros, inspiração e reconhecimento e que contribuíram para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque no mundo. Além de amplamente premiado, José Miguel Sokoloff inspira, há anos, novas gerações de publicitários a alcançar os mais altos níveis de excelência”, explica Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.