Campanhas

10 MINUTOS QUE PODEM SALVAR VIDAS

Publicado em

Nova campanha do Ministério da Saúde, criada pela Nacional Comunicação, volta a alertar a população sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya.

O Brasil se aproxima da marca de 5 mil mortes provocadas pela dengue em 2024. De acordo com a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses, o país contabiliza 4.961 óbitos confirmados pela doença. Há ainda 2.161 mortes em investigação.

Neste ano o país também registrou 8.466 casos prováveis de zika e mais de 200 mil de chikungunya, principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo e São Paulo.

O comercial da campanha informa que em apenas 10 minutos por dia as pessoas podem tomar as medidas preventivas para eliminar os focos do mosquito, o ano inteiro e não não apenas em tempos de surto.

Apesar de muita gente já saber como prevenir, nem sempre isso se reflete em ações práticas no dia a dia. Por isso, o conceito da campanha explora o quanto prevenir é simples e rápido. Em apenas 10 minutos por semana, dá para limpar calhas, tampar caixas d’água, esvaziar garrafas, enfim, eliminar todo objeto dentro de casa que acumule água parada. São 10 minutos na sua rotina que fazem total diferença para eliminar os focos do mosquito.

A campanha será dividida em duas fases. A primeira foca na prevenção, com o mote “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”. Já a segunda vai orientar sobre o reconhecimento dos sintomas das doenças, com a mensagem “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, Zika e chikungunya é agora”.

Com alcance nacional, a campanha tem presença na TV, rádio, internet, redes sociais e em mídia exterior.

O Ministério da Saúde espera que a iniciativa inspire uma mudança de comportamento da população, fazendo com que a prevenção e a atenção aos sintomas façam parte da nossa rotina, ajudando a diminuir os impactos das arboviroses na saúde pública no Brasil.

Criação de Lucas Andrade, Hayre Borges, Thandy Yung, Saulo Santos, Camilo Robaert, Vinícius Ervilha, Seiki Fabrício, Edinaldo Ribeiro, Majô Molieri e Nathália Carneiro, com direção de Lucas Andrade. Produção da Ilha Crossmídia e áudio da Lógico Áudio Comunicação.

Aprovação de Myrian Pereira da Silva, Rodrigo Bauer, Poliana Batista de Oliveira, Juliana Costa Vieira, Kamila Mota e Rafael Atuchi Faria Saiki.