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CONTRA A VIOLÊNCIA E AS MARCAS ROXAS
Publicado emEm 1999, aos 14 anos, Luciana Abreu, hoje uma das mais destacadas atrizes portuguesas, venceu como cantora uma edição do programa “Cantigas de Rua”, da SIC TV, mostrando ao país, mesmo ainda uma menina, a força feminina.
Naquele mesmo ano, a Assembléia Geral da ONU instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher.
Luciana é uma das protagonistas em Portugal da campanha “Stop The Purple”, criada pelo Studio Nuts para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima daquele país.
O Nuts, coletivo criativo dos sócios Tico Moraes e Valéria Lima, que atua com escritórios no Brasil e em Lisboa, lançou o slogan “Roxo é para vestir, não para marcar”.
A data foi escolhida em homenagem às irmãs Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam contra a ditadura de Rafael Trujillo, foram assassinadas em 1960 na República Dominicana.
A campanha incentiva as pessoas a postarem fotos vestindo a camiseta Stop The Purple, comercializada pela marca Someone Said Clothes, que apoia a ação.
Além de Lucia, diversas outras personalidades portuguesas uniram-se à campanha, como a também atriz Thaís Campos, a DJ Clara Maya e as cantoras Karyna Gomes, Pongo e Ana Bacalhau, fotografadas por Daryan Dornelles.
“Queremos dar visibilidade a um problema grave que afeta mulheres no mundo todo. Os casos de feminicídio estão em alta e é fundamental reforçar que as mulheres que enfrentam essa situação não estão sozinhas”, diz Tico Moraes, sócio do Studio Nuts, que há 2 anos colabora com a APAV em campanhas de conscientização sobre o tema.
Criação de Tico Moraes, Álvaro Rodrigues e Jana Villas-Bôas, com produção executiva de Valéria Lima e Make Up & Hair de Magali Santana. Filmakers Francisco Nave, Pedro Silva e Matheus Resende. Assistente de Produção de Vanessa Nunes, Assistente de Fotografia Eric Meireles e Edição de Matheus Resende