Datas
MEIA CARIOCA, MEIA ITALIANA
Publicado emConsiderado um “crime gastronômico” na Itália, colocar ketchup na pizza é uma mania surgida no Rio de Janeiro, onde, dizem, a receita é pobre em molho de tomate.
A tradição italiana em São Paulo é seguida à risca, sendo que na maioria das pizzarias o ingrediente não é oferecido à mesa e nas mais radicais, proibido.
A Heinz decidiu quebrar a regra e lança “Brazzilliana”, pizza Marguerita que já vem com ketchup na receita, para comemorar o 8 de dezembro, instituído pela própria empresa em 2018 como Dia Nacional do Ketchup na Pizza.
A data remete ao ano em que a empresa fabricante de temperos e condimentos realizou uma pesquisa online apontando que mais de 60% dos brasileiros se mostrou favorável à combinação entre pizza e ketchup
A ação e a campanha para incentivar pizzarias e italianos a adotarem o novo sabor foram criadas pela LePub São Paulo, e conta com filmes nas redes sociais e filmes tutoriais de como fazer o novo sabor, convidando os consumidores a celebrar o dia do ketchup na pizza.
“Sabemos que o ketchup é um ingrediente versátil e amado ao redor do mundo, mas na Itália, colocá-lo na pizza é quase um tabu. Com essa ação ousada, que só podia ser feita por Heinz, marca número 1 de ketchup no mundo, queremos provocar uma reflexão divertida sobre como cada cultura tem suas peculiaridades gastronômicas, ao mesmo tempo em que oferecemos aos italianos uma oportunidade única de experimentar algo novo, porque acreditamos que a pizza e o ketchup são uma verdadeira união global”, diz André Mendes, IMC manager da Kraft Heinz Brasil.
“A gente sabe que tem muito brasileiro apaixonado pela Itália, é só olhar o número de pedidos de cidadania. Mas também existem muitos italianos que amam o Brasil. Heinz criou um jeito divertido deles provarem esse amor pela nossa cultura, com um novo sabor de pizza que oficializa essa mistura do melhor da cultura italiana com o melhor da cultura brasileira”, explica Alex Adati, Executive Creative Director da LePub São Paulo.
Criação de Augusto Tanganelli, Caroline Abreu, Isabela Yamada e Ari Segatto, com direção criativa de Cícero Souza e Filipe Autran, direção executiva de Alex Adati, Mihail Aleksandrov e direção geral de Criação de Felipe Cury.
Produção da Roda Filmes, com direção de Pedro Gui, fotografia de Du Saldanha e produção executiva de André Garcia.