Memória
MORRE O DIRETOR DE FILMES CHICO ABREIA
Publicado emConforme informado no final da tarde desta segunda-feira (16) pelo site Janela Publicitária, do jornalista Marcio Ehrlich, faleceu no Rio de Janeiro o diretor de comerciais, criativo e RTV Francisco Abreia. O publicitário estava internado na Clínica São Vicente.
Chico nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1947. Foi por quatro anos diretor de criação da Artplan, até abrir sua própria produtora, a Yes Rio, em 1987. Ele é pai do também diretor de cinema Caio Abreia, sócio da Nomadnation, produtora lançada em 2021.
O publicitário trabalhou na JMM Publicidade, como RTVC, de 1970 a 1975, na Artplan como diretor de criação em 1976/77, e DM9DDB como diretor de criação, entre 1978 e 1980.
Em 1987 decidiu se dedicar à carreira de diretor de comerciais, entrando na Jodaf Yes Rio Produções, até 1990, quando sua Yes separou-se da Jodaf. Mais tarde voltou à Artplan, assumindo a vice-presidência de criação.
Em 2003, deixou a sociedade na agência e se transferiu para São Paulo, como diretor da Duda Mendonça Publicidade, até em março de 2005 se desligar da empresa para assumir a direção de Criação do escritório da DM9DDB no Rio, de onde saiu em 2007.
Chico Possui filmes premiados em festivais da SAWA, Nova York, FIAP, Rio (ABP), no Clio Awards, Colunistas Nacional, Regionais e Produção, Profissionais do Ano e Voto Popular.
Conforme informou a Janela, foram da Yes os comerciais que Duda Mendonça realizou durante a primeira campanha do PT para a eleição de Lula, em 2002, assim como os filmes de Ponto Frio, quando Chico Abreia comandou o escritório carioca da DM9, que tinha a conta da rede de varejo.